Abril id

SACAssineLoja
Em Foco + tópicos Últimas Revistas Sites Apps
Notícias
03/11/2009 - 16:01 (atualizada em 03/11/2009 16:06)

Frases do antropólogo belga Claude Lévi-Strauss

O estudioso foi considerado o responsável por renovar a antropologia e o estudo dos fenômenos sociais e culturais

Da Redação
Tamanho do textoA+A-
Lévi-Strauss completaria 101 anos no dia 28 de novembro
Lévi-Strauss completaria 101 anos no dia 28 de novembro

O etnólogo e antropólogo Claude Lévi-Strauss morreu na noite de sábado (31), aos 100 anos de idade. O estudioso belga foi considerado o responsável por renovar a antropologia e o estudo dos fenômenos sociais e culturais, incluindo os mitos.

Veja frases ditas por Lévi-Strauss:

“Como etnólogo, só posso constatar que o mundo contemporâneo perdeu a fé em seus próprios valores. Sei que este não é nem o nosso problema principal, mas todos sabemos que, no final das contas, nenhuma civilização pode se desenvolver se não possui valores aos quais se agarrar profundamente. Acredito, por sinal, que nenhuma civilização possa sequer se manter na situação em que a nossa se encontra.” - Entrevista à “Veja”, 2003.

“O antropólogo é o astrônomo das ciências sociais: ele está encarregado de descobrir um sentido para as configurações muito diferentes, por sua ordem de grandeza e seu afastamento, das que estão imediatamente próximas do observador.” - “Anthropologie Structurale”, 1967.

"O mundo começou sem o homem, e terminará sem ele." – "Tristes Tropiques", 1955.

"O sábio não é o homem que fornece as verdadeiras respostas; é quem faz as verdadeiras perguntas." - "The Raw and the Cooked", 1964.

“Cada história é acompanhada por um número indeterminado de anti-histórias, cada uma das quais é complementar a outros.”

“A linguagem é uma razão humana que tem suas razões, e que o homem não sabe.” – “La pensée sauvage”, 1963.

“Nada se parece mais com o pensamento mítico que ideologia política.” – “Anthropologie Structurale”, 1967.

“A ciência por si só é incapaz de responder todas as perguntas e, apesar de seu desenvolvimento, ele nunca vai.”

“A humanidade está constantemente às voltas com dois processos contraditórios, um tende a criar um sistema unificado, enquanto o outro visa manter ou restaurar a diversificação.” – “Race et histoire”, 1952.

Leia mais notícias de Mundo
Leia mais sobre Lévi-Strauss

Ofertas

 

Por CLIMATEMPO

  • Hoje
  • Max: 23°
  • Min: 15°
cidades
  • Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora.
  • Sex
  • 26°
  • 14°
  • Sáb
  • 27°
  • 16°
  • Dom
  • 27°
  • 17°
  • Seg
  • 29°
  • 18°
  • Ter
  • 22°
  • 16°
  • Qua
  • 20°
  • 14°