Abril id

SACAssineLoja
Revistas & Sites Apps Ofertas Últimas Notícias
Notícias
11/06/2009 - 14:04
Agência Estado

Projetos fazem da garagem um lugar de convívio

Agência Estado
Tamanho do textoA+A-

São Paulo, 11 (AE) - Ambiente até pouco tempo exclusivamente funcional, a garagem tem ganhado sofisticação em projetos de alto padrão. A proposta apresentada pela arquiteta Cristina Amaral, na Casa Cor, mostra de arquitetura e decoração realizada há duas semanas em São Paulo, por exemplo, inclui um loft com computador e televisão, além de closet para roupas e materiais esportivos.

Embora as propostas da Casa Cor sejam fictícias, a mostra funciona como vitrine das tendências em arquitetura e decoração. As garagens-conceito aparecem nessas mostras desde 2007. A arquiteta Luciana Serer, do escritório Lia Carbonari Arquitetura, explica que o conceito surgiu com a tendência de as pessoas ficarem cada vez mais tempo dentro de casa, em virtude do aumento da violência.

"Os projetos procuram, então, transformar a garagem em um ambiente de trabalho e lazer", explica. Seguindo essa ideia, Luciana desenhou uma proposta para a Casa Cor de 2007, com espaço para mesa de sinuca, área de descanso com sofá e mezanino com teto de vidro. "Para dar um ar despojado, os materiais construtivos ficavam à mostra, como os revestimentos sem rejunte."

ARTE-INSTALAÇÃO

Para deixar as ferramentas à mão e ainda assim criar uma estética harmoniosa, Luciana fez uma espécie de instalação com elas. "Os painéis foram desenhados no escritório e impressos em acrílico. Na hora de usar, basta retirar a ferramenta do seu encaixe", diz.

Esses painéis foram feitos por uma empresa especializada em impressão, a Artfix. "Eles imprimem em qualquer tipo de material", explica. O piso, elemento crítico nas garagens, é revestido com placas de concreto vibrado (linha Basic da Solarium), protegido com um impermeabilizante. A parede da bancada de trabalho também recebeu um revestimento cimentício para pisos. "É mais resistente, não mancha nem suja."

Para dar sofisticação, foram feitos recortes no piso com marmoglass, um revestimento resistente composto de vidro e resina, que tem aparência do mármore.

LUSTRE DE PVC

Já Cristina procurou transformar a garagem em um loft, com todos os equipamentos essenciais para um jovem casal, que gosta de viajar e fazer esporte. "A ideia nessa proposta é mostrar aos clientes que a garagem pode ser sofisticada sem perder a funcionalidade", diz. A área tem 80 metros quadrados e guarda um BMW e uma moto, que ganhou uma área de lavagem.

Além do inusitado loft, a ideia mais criativa desse projeto é a iluminação natural. "São tubos de PVC bem largos, instalados verticalmente do telhado até o forro, fechados na extremidade superior com vidro ou poliuretano", explica. Esses tubos se transformam em spots de luz natural durante o dia, como uma claraboia. "O efeito é muito interessante", garante. Além dos tubos, a iluminação, com projeto técnico da Scene Iluminação, usou LEDs, para racionalizar o gasto de energia.

TUDO NATURAL

Cristina recomenda manter o pé-direito o mais alto possível e usar materiais vazados, ou criar aberturas nas paredes, para permitir ventilação natural e evitar a intoxicação do ar pelas emissões do motor. "Nesse projeto criamos um jardim de inverno no fundo, totalmente aberto", diz. A tendência de sustentabilidade na construção está também na escolha dos materiais. "Usamos tijolo ecológico e reaproveitamos os ferros", conta.

Toda a estrutura de colunas e treliças de sustentação vieram de materiais de demolição. "Reaproveitamos peças já usadas, que foram recuperadas e protegidas com tinta especial." O closet aberto tem espaço para guardar objetos de uso esporádico, difíceis de organizar na casa, como malas de viagem e equipamentos esportivos. "Fica tudo organizado e esteticamente belo."

 

Ofertas

 

Assinaturas


Assine

AbrilSAC

Clube do Assinante

Grupo Abril


Sobre Abril

Fale Conosco

Trabalhe Conosco

Anuncie

Licensing

Classificados

Outros Sites


Loja Abril

iba

Brasil Post

Revistas e Sites

Vitrine de Ofertas