Abril id

SACAssineLoja
Revistas & Sites Apps Ofertas Últimas Notícias
Notícias
01/12/2008 - 13:45

Petrobras cresce e Vale encolhe na nova carteira da Bovespa

Reuters
Tamanho do textoA+A-

SÃO PAULO (Reuters) - As ações da Petrobras e da BM&F Bovespa devem aumentar sua participação no principal índice da Bolsa de Valores de São Paulo no início de 2009, enquanto a fatia dos papéis da Vale deve diminuir.

De acordo com a primeira prévia do Ibovespa para o período de janeiro a abril, divulgada nesta segunda-feira, a nova carteira deve seguir com os 66 ativos atuais.

Mas a representatividade das ações do índice deve mudar. Em conjunto, o peso das ações da Petrobras vai crescer dos atuais 18,2 por cento para 19,4 por cento, indica a prévia. O papel preferencial da companhia sai de 15,4 para 16,4 por cento, segundo a projeção, fortalecendo-se como a mais importante do mercado acionário doméstico.

Ao mesmo tempo, BM&F Bovespa vai evoluir de 3,91 por cento para 4,51 por cento, consolidando a terceira posição entre os papéis mais importantes do índice. Vale, em contrapartida, vai encolher de 12,6 para 12 por cento, mantendo a vice-liderança no Ibovespa.

Os grandes bancos nacionais também vão ganhar força com a revisão quadrimestral da carteira. Bradesco deve ampliar sua participação de 3,55 para 3,7 por cento. Itaú tende a crescer de 3,19 para 3,39 por cento.

O mesmo deve acontecer com as grandes fabricantes de aço. Companhia Siderúrgica Nacional deve avançar de 3,26 para 3,47 por cento. Gerdau vai evoluir de 2,87 para 3 por cento.

Em contrapartida, a fatia das empresas do setores aéreo, de telefonia, que já é pequena, vai cair ainda mais.

(Por Aluísio Alves)

 

Ofertas

 

Assinaturas


Assine

AbrilSAC

Clube do Assinante

Grupo Abril


Sobre Abril

Fale Conosco

Trabalhe Conosco

Anuncie

Licensing

Classificados

Outros Sites


Loja Abril

iba

Brasil Post

Revistas e Sites

Vitrine de Ofertas