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19/01/2010 - 10:32

Destacar pontos positivos é segredo para bom currículo

Da Redação
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Ponto de partida para qualquer profissional em busca de um emprego, um currículo bem elaborado pode fazer a diferença na hora de ser chamado para uma entrevista. Para Carolina Stilhano, gerente de comunicação da Catho Online, destacar os pontos positivos e omitir os negativos pode aproximar o candidato da vaga (ou ao menos levá-lo a uma entrevista).

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“Para o empregador, os quesitos mais avaliados em um currículo são a experiência profissional, objetivo e a formação acadêmica. Desta forma, é importante que, ao elaborar o currículo o profissional, dê destaque especial a estas informações, principalmente se possui bons tempos de atuação nas empresas, foi promovido e possui formação em boas escolas. Falar inglês fluente ou outros idiomas mais recorrentes também é muito apreciado, merecendo destaque no currículo”, explica Carolina.

Por outro lado, omitir um curso de formação não concluído e inglês básico, por exemplo, pode ajudar. “A omissão de tais informações evita que o profissional seja eliminado de um processo seletivo logo no início, sem ter a chance de participar de uma entrevista”. Ela alerta: omitir não é mentir. Colocar no currículo informações falsas não é recomendado jamais.

Carolina Stilhano ensina como montar um currículo que atraia às empresas:

- O currículo deve ser elaborado em uma ou duas páginas;

- Dados pessoais: com nome completo, endereço, cep, telefones para contato, e-mail, idade, nacionalidade e estado civil;

- Objetivo: mencionar o cargo e a área pretendidos;

- Síntese de qualificações: frases destacando as principais qualificações, adquiridas ao longo da vivência profissional. É indicado mencionar de cinco a sete frases;

- Formação acadêmica: citar o curso, nome da instituição em que o realizou e ano de conclusão do mesmo, por ordem de importância;

- Idiomas: mencionar os idiomas e nível de conhecimento que possui,

- Experiência profissional: contém o nome das empresas nas quais trabalhou, período, cargo ocupado e atribuições;

- Cursos: relacionados à área pretendida e nomes das instituições em que os realizou;

- Informática: conhecimentos nesta área.

A gerente de comunicação da Catho Online ainda recomenda que todo currículo tenha uma carta de apresentação do profissional, “pois a mesma será vista como um diferencial, já que a grande maioria dos profissionais não tem o costume de encaminhá-la”.

“A carta de apresentação deve ser objetiva, contendo uma página no máximo, destacando os pontos fortes e omitindo os pontos fracos do perfil do profissional”, completa Carolina.

Em relação ao uso de fotografia no currículo, Carolina Stilhano alerta para certos cuidados que o candidato deve ter. Fotos são recomendadas para vagas em que o profissional tem contato pessoal com clientes.

“A foto pode passar uma imagem de que o candidato é novo demais, maduro demais, sério demais ou até mesmo não transmitir uma aparência agradável. Sendo assim, recomendo que opte por incluir sua foto somente se for uma fotografia que inspire confiança. É necessário também estar formalmente trajado e com um fundo neutro”, finaliza ela.

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