Abril id

SACAssineLoja
Revistas & Sites Apps Ofertas Últimas Notícias
Notícias
05/02/2009 - 14:11

BC oferece comparação entre taxas de juros cobradas por cada banco

Informação está disponível no site da entidade, que pretende, com o serviço, aumentar a concorrência no setor bancário e ajudar o consumidor na escolha da instituição financeira

Da Redação, com Agência Brasil
Tamanho do textoA+A-

Na tentativa de incentivar a queda dos juros, o Banco Central (BC) começou a divulgar nesta quinta-feira (5), em seu site, tabelas simplificadas com as taxas cobradas por cada instituição financeira. A idéia é aumentar a concorrência no setor bancário.

Nas tabelas, as pessoas físicas podem comparar, de maneira mais fácil – já que desde 1999 que o BC disponibilizava essas informações – os dados sobre juros no cheque especial, financiamento de veículos, crédito pessoal e aquisição de outros bens. Já as pessoas jurídicas podem conferir as taxas de desconto de duplicata, capital de giro prefixado, conta garantida, aquisição de bens e capital de giro flutuante, sendo que todas representam o custo total da operação para o cliente.

Em entrevista à Agência Brasil, o diretor de administração do BC, Anthero Moraes Meirelles, disse que isso é o que se pode ser feito de imediato pela autoridade monetária contra o aumento do spread médio (diferença entre o que o banco paga para captar recursos e o que cobra dos clientes), apontado como maior responsável pelo encarecimento do crédito.

Na quarta (4), o ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou que estão sendo elaborados estudos de corte dos spreads cobrados pelos bancos privados, já que as instituições financeiras públicas, por determinação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, devem praticar taxas de juros cada vez menores.

O maior número de instituições foi relacionado entre as que oferecem crédito pessoal, com 97 entidades, com taxas que variam de 1,02% a 25,44% ao mês. As que disponibilizam crédito por meio de cheque especial são 35, com juros médios que variam de 1,97% a 10,12% ao mês.

Segundo o BC, a ausência de alguma instituição no ranking ocorrerá quando ela não operar com uma modalidade específica de financiamento ou não tiver repassado informações para todo o período.

Ofertas

 

Assinaturas


Assine

AbrilSAC

Clube do Assinante

Grupo Abril


Sobre Abril

Fale Conosco

Trabalhe Conosco

Anuncie

Licensing

Classificados

Outros Sites


iba

Brasil Post

Revistas e Sites

Vitrine de Ofertas