Diversão
14/11/2008 - 08:35 (atualizada em 14/11/2008 13:06)

Integrante da Comunidade Nin-Jitsu conquista o mundo misturando funk carioca com rock

Chernobyl se divide entre os trabalhos como DJ e produtor, turnê pelo mundo e a divulgação do sexto álbum da carreira da CNJ

Bruno Dias
Tamanho do textoA+A-
Comunidade Nin-Jitsu está lançando novo álbum
Comunidade Nin-Jitsu está lançando novo álbum

No próximo sábado (15), os gaúchos da Comunidade Nin-Jitsu (CNJ) lançam em São Paulo o sexto álbum de sua carreira, “Atividade na Laje”, com um show no Inferno Club.

A banda, que sempre fez uma mistura de hip hop, hard core e funk, ficou nacionalmente conhecida em 1997, graças ao sucesso do hit “Detetive”. O vídeo da música chegou a ganhar o “Clip de Ouro” na categoria “Demo-Clip”, no VMB daquele ano.

Já em 2005, quem começa a ganhar destaque pelo mundo é o guitarrista Fredi, usando o nome de Chernobyl ele dá inicio a uma bem-sucedida carreira como produtor e DJ. Ele passa a produzir o grupo curitibano Bonde de Rolê, que assim como o CNJ, aposta no escracho e na mistura de funk carioca com rock para conquistar fama internacional.

“Em 2007, foi a primeira vez que eu fui pro exterior tocar, graças a um disco que eu produzi para um selo japonês chamado KSR. Aí rolou um CD de funk carioca, que eu e o Gorky [DJ do Bonde do Rolê] produzimos. Eu toquei no Fuji Rock Festival, um festival enorme”, conta Chernobyl.

Depois da viagem ao Japão, Chernobyl ainda tocou na Europa, com uma ótima aceitação em países como Suécia, Rússia, Ucrânia e Alemanha, apresentando uma mistura que se convencionou em chamar de neo funk carioca ou pós-funk carioca.

Ainda com o Bonde do Rolê Chernobyl produziu o disco “With Lasers” (2007), lançado no mundo todo pela Domino Records, gravadora inglesa de Franz Ferdinand e Arctic Monkeys. “Eu produzi oito faixas e toquei todas as guitarras do disco [‘With Lasers’]. Tem gente que não faz essa associação [entre o ‘With Lasers’ e ‘Atividade na Laje’], pois vivemos uma era de internet que todo mundo faz download e não lê mais ficha técnica de disco”, explica Chernobyl.

Quem ouve “Atividade na Laje” da CNJ pensa ser uma cópia do primeiro álbum do Bonde do Rolê, fato que está relacionado ao bom trabalho de Chernobyl como produtor dos dois discos. “Essa semelhança entre os dois trabalhos existe porque um integrante da comunidade está bastante presente no disco do Bonde”.

Atualmente Chernobyl tem se dividido entre os shows de divulgação de “Atividade na Laje”, discotecagens pelo mundo e produções, que incluem o segundo álbum do Bonde do Rolê, remixes, e discos de artistas internacionais como o australiano Game Boy Game Girl e o nova-iorquino RQM. “Tem um remix que eu estou fazendo, pro projeto N.A.S.A. [de Squeak E. Clean e DJ Zegon]. Eu fiz o remix de 'Whatcha Doing', com a M.I.A. e o Spank Rock, que deve sair no começo do ano que vem”, diz Chernobyl.

Serviço:

Comunidade Nin-Jitsu
Onde: Inferno Club, Rua Augusta, 501
Quando: Sábado, 15 de novembro
Quanto: R$ 20
Horário: A partir das 23h

 

 
copyright © Editora Abril S.A. - todos os direitos reservados

Sites Abril

| ExpedienteEspeciaisGuia de navegaçãoHomeMapa do sitePassaporte AbrilPolítica de privacidade

| Grupo AbrilAbout AbrilAnuncieAssinantesFale conoscoNewsletterTrabalhe conosco

Copyright © 2009, Abril Digital - Todos os direitos reservados