Abril id

SACAssineLoja
Revistas & Sites Apps Ofertas Últimas Notícias
Mulher
18/02/2010 - 11:56 (atualizada em 18/02/2010 12:02)

Saiba reconhecer os primeiros sintomas da gravidez

Ginecologista fala sobre as mudanças no corpo da mulher logo nos dias seguintes à relação sexual sem método contraceptivo. Saiba mais sobre a Gravidez

Monique dos Anjos
Tamanho do textoA+A-
Aguarde 15 dias após atraso para realizar teste de urina
Aguarde 15 dias após atraso para realizar teste de urina

Depois de uma relação sexual sem contraceptivos ou em que o método usado falhou, é comum procurar por sinais no corpo que evidenciem uma possível gravidez. Um dos mais fortes e evidentes é certamente a ausência da menstruação. No entanto, o atraso menstrual pode ser provocado por uma série de ocorrências sem ligação com a gravidez.

“Mulheres que passaram por situações estressantes e até mesmo a preocupação gerada pela incerteza de se estar ou não grávida tem capacidade de interferir na regularidade do período menstrual”, afirma a médica Mayka Volpato do hospital Leforte e coordenadora da ginecologia do Hospital São Paulo Luiz, unidade Morumbi.

Especial gravidez

Isso porque, segundo a ginecologista, ao passar por momentos de tensão, o corpo da mulher produz hormônios do estresse como o cortisol e o ACPH, que são substâncias inibidoras da menstruação.

Período fértil
Ainda assim, existem outras pistas que podem ajudá-la a descobrir se a relação desprevenida dará origem a uma gestação. O primeiro passo é saber se você estava no período fértil durante o ato sexual. “Em um ciclo de 28 em 28 dias, a mulher ovula 14 dias antes da menstruação”, afirma Mayka.

“Caso o ciclo seja de 30 em 30, a ovulação será 16 dias antes”. Mas para que esse cálculo dê certo, a mulher deve ter um ciclo menstrual regular e levar em conta que três dias antes e três dias depois da ovulação também compõem o período fértil.

Se a relação ocorreu durante esse período, vale observar se seu corpo está emitindo os primeiros sintomas da gravidez. “Sensibilidade nas mamas, dor pélvica, inchaço e irritação são alguns deles”, afirma a ginecologista. “Todos são muito parecidos com os pré-menstruais, mas mais intensos”. Sintomas como enjôo e sonolência costumam ocorrer mais tardiamente, depois de quinze a vinte dias.

Teste
Segundo Mayka, o teste de sangue que detecta a produção do hormônio Beta hCG no organismo da mulher pode ser feito a partir do quarto dia de atraso menstrual. “Já o teste de urina é mais assertivo quando feito a partir da segunda semana de atraso. Do contrário pode acusar um falso negativo. Isso porque para que o hormônio da gravidez esteja na urina ele precisa estar circulando em grande quantidade na corrente sanguínea, o que requer mais tempo”.

Precauções

Caso você desconfie da gravidez, mas ainda não tenha dito possibilidade de fazer o teste, Mayka sugere algumas mudanças preventivas em sua rotina. “Evite a ingestão de bebida alcoólica, assim como medicamentos tarja preta, capazes de provocar má formação no feto”.

Leia mais notícias de Saúde
Leia mais notícias sobre Gravidez

Ofertas

 

Assinaturas


Assine

AbrilSAC

Clube do Assinante

iba clube

Grupo Abril


Sobre Abril

Trabalhe Conosco

Anuncie

Classificados

Outros Sites


Brasil Post

Revistas e Sites

Vitrine de Ofertas