Abril id

SACAssineLoja
Revistas & Sites Apps Ofertas Últimas Notícias
Mulher
02/01/2009 - 15:10 (atualizada em 02/01/2009 15:25)

Saiba o que fazer e o que não fazer em uma entrevista de emprego

Pontualidade e sinceridade contam pontos; errar na roupa, mentir e chegar atrasado são quase imperdoáveis para a maioria dos entrevistadores e empresas

Gisèle de Oliveira
Tamanho do textoA+A-
Manter é calma é essencial para ter segurança na entrevista
Manter é calma é essencial para ter segurança na entrevista

O seu currículo já atraiu a atenção dos selecionadores e você foi convocado para uma entrevista de emprego. E agora, o que fazer? É durante a entrevista que um candidato pode conquistar uma oportunidade de trabalho ou acabar com ela.

Em primeiro lugar, nada de pânico. Apesar da importância no processo de seleção, a entrevista não é um bicho-de-sete-cabeças, e o nervosismo é natural. O importante é que você não se atrapalhe a ponto de não conseguir mostrar quem você é.

Mas se por um lado o nervosismo pode incomodar, a falta de preparo para a entrevista pode ser fatal. E não estamos falando de uma larga experiência profissional, mas do fato de o candidato chegar completamente despreparado, sem nem sequer ter acessado o site da empresa contratante. Isso é imperdoável.

Para ajudá-lo nessa fase decisiva do processo de seleção, o Abril.com conversou com Gilberto Guimarães, diretor da consultoria francesa BPI no Brasil, e com Priscila Mendes, consultora com mais de dez anos de experiência em recrutamento. Ambos dão várias dicas para você melhorar o seu desempenho quando estiver cara a cara com o entrevistador. Confira:

Antes da entrevista


• Treine suas respostas: Apesar de cada situação ter suas peculiaridades, há perguntas básicas (link para sub, entrevista_perguntas) que fazem parte de qualquer entrevista de emprego. Ao treinar algumas respostas, você chegará mais seguro ao encontro e poderá ter um desempenho melhor. Treine com um amigo ou em frente ao espelho, grave suas respostas e as ouça depois. Só não vale deixar de treinar. Mas, lembre-se, não é para ficar parecendo um robozinho, com tudo decorado: essa preparação serve para você se sentir mais confiante e à vontade.

• Pesquise a empresa: Acesse o portal da companhia, veja qual é a sua missão, seus pilares, seus resultados. Confira o que já foi publicado sobre ela e tente descobrir como você se encaixaria nessa empresa, o que o atrai para trabalhar ali, como pode desenvolver seu talento e, ao mesmo tempo, contribuir para o desenvolvimento dos negócios.

• Acerte na roupa: Você entende de moda, acompanha as tendências e ainda descobriu que a companhia onde fará a entrevista não exige que seus funcionários se vistam de maneira excessivamente formal. Mesmo assim, resista à tentação de ousar. Deixe isso para quando já estiver contratado e conhecer os padrões da empresa - ou do seu chefe e das pessoas com as quais vai trabalhar. Aposte numa combinação discreta, experimente a roupa na noite anterior para evitar surpresas e deixe as peças separadas, prontinhas para a manhã seguinte. “Escolhendo uma roupa mais tradicional, o candidato não provoca preconceitos nem cria barreiras logo de cara. Um traje mais arrojado pode gerar uma resistência inicial desnecessária. Afinal, você nunca sabe quem estará do outro lado”, diz Guimarães, da BPI do Brasil. “A forma não pode prevalecer sobre o conteúdo. Vá vestido de maneira mais careta e mostre que é ousado durante a conversa, ao apresentar um projeto ou um blog”, completa.

PARA ELES: Não precisa usar terno e gravata. Uma calça social alinhada, uma camisa bem passada e um bom par de sapatos dão conta do recado perfeitamente. Um blazer também fica bem. Com relação às cores, prefira as mais sóbrias: preto, marinho, cinza escuro, branco. “Se o candidato conhece a empresa ou alguém que trabalha lá, pode até usar uma calça de sarja, menos formal. Do contrário, não recomendo ir à vontade, muito menos de jeans”, afirma Priscila.

PARA ELAS: Não é necessário ser extremamente formal e vestir um tailleur. Uma calça de alfaiataria ou uma saia com uma camisa ficam ótimos. Mas é importante tomar alguns cuidados. Ficam proibidos decotes profundos, saias e vestidos curtos - a medida ideal é na altura do joelho - e jeans. Nada de exagerar na maquiagem e muito cuidado ao escolher acessórios. Opte pelos mais discretos. Em se tratando de moda para uma entrevista de emprego, menos é sempre mais.

Ofertas

 

Assinaturas


Assine

AbrilSAC

Clube do Assinante

Grupo Abril


Sobre Abril

Fale Conosco

Trabalhe Conosco

Anuncie

Licensing

Classificados

Outros Sites


Loja Abril

iba

Brasil Post

Revistas e Sites

Vitrine de Ofertas