Abril id

SACAssineLoja
Revistas & Sites Apps Ofertas Últimas Notícias
Mulher
29/11/2008 - 12:46 (atualizada em 29/11/2008 12:51)

Preço do minuto de ligação internacional por telefone fixo varia de R$ 0,05 a R$ 1

Análise mostra as diferenças de qualidade entre cinco opções de serviços alternativos de telefonia fixa; compare valores e vantagens

Da Redação
Tamanho do textoA+A-
Compare as ofertas antes de contratar um plano
Compare as ofertas antes de contratar um plano

Nos últimos anos apareceram diversas alternativas às linhas convencionais de telefonia fixa, além dos celulares. Um levantamento feito pela VEJA mostra que muitas vezes elas ainda são mais baratas.

Com as novas tecnologias, nenhuma faz uso dos típicos cabos usados no modelo tradicional. As novas formas funcionam por meio da internet, TV a cabo ou por sistemas semelhantes ao dos celulares.

No entanto, com tantas opções, às vezes fica difícil escolher. Uma análise de preços, qualidades e limitações dos serviços aponta prós e contras de cada uma das cinco alternativas mais populares no Brasil.

Em comparação com as linhas comuns, elas costumam estar mais sujeitas a quedas de ligação e ainda padecem de instabilidades semelhantes às da telefonia móvel, como a falta de sinal. Por outro lado, podem significar uma economia relevante. Devido à grande variação de preços, vale a pena pesquisar qual a opção mais vantajosas para suas necessidades.

Livre Embratel
O que é: telefone fixo que prescinde de fios ou de uma base. O sinal, enviado a partir de uma torre de transmissão, como a dos celulares, permite que esse aparelho seja usado, também, fora de casa.

Como funciona: apenas com aparelhos de telefone compatíveis com o serviço. Para fazer uso dele, é preciso pagar uma mensalidade.

Quando é mais vantajoso: nos casos em que se usa bem pouco o telefone. Isso porque nenhuma outra operadora oferece um plano tão barato: 24 reais por mês, para fazer qualquer tipo de ligação.

Comentário: nem sempre o telefone funciona bem na rua. Depende da cobertura local. É bom saber também que apenas quatro tipos de aparelho são compatíveis com o serviço e não é possível ter extensões na casa.

Net Fone
O que é: aparelho que realiza chamadas telefônicas por meio do sistema de internet de banda larga ou da televisão a cabo.

Como funciona: é preciso ter um dos dois serviços oferecidos pela NET. Um adaptador liga o telefone à rede de cabos. O pacote básico custa 35 reais por mês.

Quando é mais vantajoso: se a pessoa costuma telefonar muito para outras que também dispõem do serviço. Nesse caso, as ligações na mesma cidade são gratuitas e as interurbanas saem pelo preço de uma chamada local.

Comentário: se a rede da NET cai, o que não é tão raro, o telefone não funciona.

 

Ofertas

 

Assinaturas


Assine

AbrilSAC

Clube do Assinante

Grupo Abril


Sobre Abril

Fale Conosco

Trabalhe Conosco

Anuncie

Licensing

Classificados

Outros Sites


Loja Abril

iba

Brasil Post

Revistas e Sites

Vitrine de Ofertas