Abril id

SACAssineLoja
Revistas & Sites Apps Ofertas Últimas Notícias
Mulher
07/04/2009 - 08:42 (atualizada em 07/04/2009 09:04)

Mitos e verdades sobre as técnicas de clareamento dos dentes

Procedimentos como a moldeira e o laser não estragam o dente; saiba como tirar proveito dos métodos e deixar de lado o sorriso amarelado

Da Redação
Tamanho do textoA+A-
Clareamento dental é indicado para quem quer sorriso perfeito
Clareamento dental é indicado para quem quer sorriso perfeito

O clareamento dos dentes é o caminho para acabar com o sorriso amarelo. Feito em casa com a ajuda de uma moldeira ou no consultório do dentista com laser, os diferentes tipos de método têm benefícios e desvantagens. Será que o tratamento caseiro dura menos? O laser pode estragar os dentes? Qualquer um pode fazer o clareamento? Dúvidas como essas costumam ser comuns. Antes de encarar um dos métodos, veja abaixo alguns mitos e verdades sobre os procedimentos.

Com a moldeira, o tratamento dura mais?
A manutenção do tratamento da moldeira ou do laser dependerá da genética do dente do paciente, da má escovação e limpeza, do próprio envelhecimento, além de hábitos de vida. A ingestão de alimentos que mancham deve ser evitada. A lista inclui chá, refrigerante com corante, vinho e frutas ou alimentos com pigmentação (beterraba, ketchup, por exemplo). O cigarro também é um vilão dos dentes brancos. O prazo de validade desse tipo de tratamento, no entanto, costuma variar entre 2 e 10 anos.

Especial sobre estética e saúde dos dentes
50 dúvidas de beleza

Quanto mais horas por dia com a moldeira, melhor?
Pesquisas recentes mostram que não é necessário ficar oito horas com a moldeira. “Usá-la duas horas por dia é ideal. A liberação do oxigênio acontece principalmente nesse período. Não é necessário passar oito horas com a moldeira. E mais: sabe-se que o gel mais fraco quebra mais lentamente as moléculas e tem ação mais profunda”, explica o dentista Marcelo Calamita, presidente da Academia Brasileira de Odontologia Estética.

Qualquer um pode clarear os dentes?
Os métodos são contra-indicados para mulheres grávidas por causa das substâncias usadas (peróxido de hidrogênio e de carbamida). Não se sabe que efeito elas podem ter no feto. Pessoas que passam por sessões de radioterapia também não são aconselhadas a fazer. O método também não é indicado para quem sofre de contração das gengivas. E os adolescentes? O ideal, de acordo com o dentista Sidnei Goldmann, é fazer o tratamento quando o crescimento ósseo estiver completo, dependendo do caso, isso acontece a partir dos 15 anos.

Os tratamentos podem destruir os dentes?
O clareamento é seguro e não afeta os dentes. Os géis usados nesse tipo de clareamento são o peróxido de hidrogênio ou de carbamida. Ambos são capazes de penetrar através do esmalte e reagir quimicamente com o pigmento do dente, quebrando-o em moléculas menores e removendo. O tratamento com a moldeira costuma durar semanas, é feito em casa, antes de dormir. Quem tem pressa opta pelo laser usado nos consultório. No procedimento, usam-se os mesmos géis da moldeira; o laser só tem o poder de acelerar a ação dos peróxidos. 

Ofertas

 

Assinaturas


Assine

AbrilSAC

Clube do Assinante

Grupo Abril


Sobre Abril

Fale Conosco

Trabalhe Conosco

Anuncie

Licensing

Classificados

Outros Sites


Loja Abril

iba

Brasil Post

Revistas e Sites

Vitrine de Ofertas