07/01/2009 - 10:15 (atualizada em 07/01/2009 10:27)
Ingredientes transformam os protetores em coadjuvantes nos tratamentos de beleza
O número do fator de proteção solar (FPS) não é a única informação que deve ser levada em conta na hora de comprar um produto; veja o que mais eles podem fazer por você
Se você acredita que a única informação relevante no rótulo de um protetor solar é o número do Fator de Proteção Solar (FPS), está enganada. Ingredientes de última geração transformaram estes cosméticos em coadjuvantes nos tratamentos de beleza.
Conheça alguns dos produtos que podem aparecer na bula e ajudam a cuidar da sua pele. Afinal, você não esperou tanto pela estação mais gostosa do ano para deixar sua beleza morrer na praia.
Efeito Mate ou Toque Seco (Ingredientes: matipure, microesferas antibrilho). Ativos especiais incorporados à fórmula eliminam a oleosidade, dão toque seco e sensação de frescor e suavidade.
Hidratantes (Ingredientes: aquacacteen, trelix, venuxyl, tri-solve, esqualeno, aquaporine, ácido hialurônico, pentaglycan, uréia) Minimizam a perda de água pela transpiração. A Loção Intensiva Protetora Hidratante FPS 30, da Jequiti, traz em sua formulação o inovador ativo Venuxyl, que reconhece o momento em que a pele mais precisa de proteção.
Antioxidantes ou anti-radicais livres (Ingredientes: cicloidebenona, coenzima Q10, vitaminas C e E, chá verde). Combatem os radicais livres, que atacam as células sadias.
Tensores ou Firmadores (Ingredientes: DMAE, liftline, densiskin, easy lift, tensine, Complexo BioRefirm). Esses ingredientes podem agir apenas na superfície, fazendo com que a pele se contraia levemente, parecendo mais firme e lisa; ou atuar profundamente, estimulando as fibras de sustentação como colágeno e elastina.
Protetores do DNA (Ingredientes: adenina, coffeeskin, senna alata ou ainda mix de ativos patenteados, como Activa Cell). A proteção chegou ao DNA; afinal, a ação danosa dos radicais livres não se restringe às camadas superficiais ou intermediárias da pele.
Fotoestabilidade (Ingredientes: Mexoryl, tecnologia Helioplex). Estes ingredientes impedem a degradação do filtro após longos períodos sob o sol. Protege pelo tempo prometido pelo fabricante.
Antienvelhecimento (Ingredientes: adenina, Longevicell, retinol, renovage, densiskin, longevinol R, pró-colágeno). Renovam a epiderme e reparam a derme, duas das camadas da pele.
Filtros anti-UVA e UVB (Ingredientes: oxibenzona, avobenzona, benzofenonas, metoxicinamato de octila, dióxido de titânio micronizado, óxido de zinco ultrafino, Helioguard 365). O tal FPS indica a proteção aos raios UVB. Para garantir a ação contra os UVA, é preciso que haja indicação específica.