Preocupação com dinheiro é citada com frequência aos médicos
Em um país onde a legalidade do aborto é uma das questões mais polêmicas do governo, capaz inclusive de fazer um político perder eleição, um reflexo da recessão chocou os mais conservadores. A crise econômica nos Estados Unidos aumentou - e muito - a procura e realização de abortos entre as mulheres.
Segundo informações da AP, médicos responsáveis por grandes clínicas, como a Planned Parenthood, em Illinois, dizem que seus consultórios estão lotados. "Estamos passando por um aumento na quantidade de abortos como há muito não se via, muitos deles motivados pelas preocupações financeiras das mulheres", diz o CEO da empresa, Steve Trobley. Sua clínica, acrescenta, teve aumento de 7% em números de atendimento nos últimos 12 meses.
Já o National Network of Abortion Funds, órgão governamental responsável por ajudar mulheres de baixa renda, diz que a procura dos seus serviços praticamente quadruplicou em igual período.