Abril id

SACAssineLoja
Revistas & Sites Apps Ofertas Últimas Notícias

Mulher

31/10/2008 - 13:27

Conflito familiar é o que mais incomoda adolescentes

Levantamento foi realizado pelo Ambulatório de Ginecologia da Adolescência do HC

Da Redação

Conflito com familiares é o problema que mais incomoda as adolescentes atendiados no Ambulatório de Ginecologia da Adolescência, que fica no Hospital das Clínicas, em São Paulo.

O estudo, realizado pela Secretaria de Estado da Saúde, ouviu 92 jovens que receberam atendimento psicológico entre janeiro e julho deste ano. Desse total, 83% apresentaram algum tipo de queixa.

O problema de relacionamento com a família foi apontado por 22% das entrevistadas. Em geral, as adolescentes queixam-se de que as mães não as ouvem, de que os pais não as deixam fazer nada, de que o irmãos brigam muito com elas ou de que os pais não querem que elas tenham relações sexuais. A idade média das entrevistadas foi 16,5 anos.

Das adolescentes ouvidas, 11% confessaram ter medo de engravidar, morrer, estar com Aids, ser presa ou medo do futuro. Outras 9% estavam incomodadas com conflitos amorosos, 8% afirmaram ser nervosas, 6% preocupadas, 4% ansiosas e outras 4% apresentaram quadro de desânimo.

Luto, insatisfação com imperfeições do corpo, indecisão e queixas genéricas, como notas baixas na escola, falta de alguém para conversar ou excesso de tempo na Internet, também foram apontadas pelas adolescentes.

“Conflitos interpessoais e intra-psíquicos em adolescentes são naturais, mas é preciso dar espaço para que elas falem sobre esses problemas e expressem seus pontos de vista. Trabalhar o lado emocional e reduzir a vulnerabilidade das jovens é fundamental para evitar que comportamentos de risco, como uso de drogas ou sexo sem camisinha”, afirma Albertina Duarte Takiuti, coordenadora do programa de Saúde do Adolescente da Secretaria.

 

Assinaturas


Assine

AbrilSAC

Clube do Assinante

iba clube

Grupo Abril


Sobre Abril

Trabalhe Conosco

Anuncie

Classificados

Outros Sites


Brasil Post

Revistas e Sites

Vitrine de Ofertas