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Mulher
08/01/2009 - 9:16

Cardápio de alimentos que deixam a pele mais rejuvenescida, macia e sem manchas

Eles turbinam o organismo de nutrientes para manter a pele protegida e iluminada

Da Redação
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Alimentos funcionais cuidam da sua pele
Alimentos funcionais cuidam da sua pele

Manchas, envelhecimento precoce, rugas, flacidez. Com o passar dos anos, esse drama só aumenta para a ala feminina. O bom é que novas técnicas para driblar esses problemas surgem a cada instante e, além disso, um prato de comida regado com os alimentos certos também é aliado da pele saudável. O site da WOMEN’S HEALTH preparou um cardápio com alimentos do bem e mais dicas de produtos e técnicas nos consultórios para salvar a pele.

Proteção solar
Sementes de gergelim
Se você faz parte daquele contingente que não consegue meeeesmo evitar uma tostadinha básica, tente compensar o estrago com sementes de gergelim. A sesamina, componente da semente, neutraliza o stress oxidativo causado pela radiação solar.
Recomendação: 1 colher (sobremesa) de sementes trituradas ou 10 ml de óleo por dia.

Tomate, melancia, beterraba, pimentão vermelho
O licopeno, carotenóide importante que está presente nos alimentos vermelhos, também dá fotoproteção. A substância pode ser usada como tratamento para o envelhecimento causado pelo sol.
Recomendação: ½ xíc. de molho de tomate (a biodisponibilidade do licopeno aumenta quando cozido e com um pouco de gordura ou de 5 a 10 tomates por semana), 1 fatia média de 200 g de melancia (ou 1 copo de 500 ml de suco), ½ beterraba ou 1 pimentão.

Menos rugas
Chá verde
Campeão de estudos em todos os continentes, ele não deixa sua pele virar geléia porque é rico em polifenóis que protegem contra a perda do colágeno.
Recomendação: de 4 a 6 xícaras por dia.

Soja
Cheia de proteínas, a soja aumenta a síntese de colágeno e de ácido hialurônico, sinônimo de pele firme e com elasticidade.
Recomendação: 25 g de proteína de soja (1 litro de leite-de-soja ou 9 colheres [sopa] de grãos de soja ou ½ xíc. de tofu firme) por dia.

Sardinha, espinafre, brócolis, feijão azuki, pistache
São ricos na coenzima Q10, que tem alto poder antioxidante, que retarda o envelhecimento e suaviza as rugas.
Recomendação: até 100 mg de Q10 por dia (4 sardinhas, 80 g de espinafre, 60 g de brócolis, 150 g de feijão azuki ou 50 g de pistache).

Maciez
Sementes de abóbora
Vale a pena ciscar como lanchinho ao longo do dia, principalmente se o seu rosto parece seco e áspero. Elas ajudam a reter água na pele, que fica macia e hidratada. Essa comida de passarinho também previne as linhas de expressão e suaviza aquelas que você já tem. .
Recomendação: 2 colheres (sopa) batidas em sucos e vitaminas ou salpicadas nos alimentos ou 1 colher (sobremesa) de óleo de abóbora por dia.

Espinafre, rúcula, escarola, mariscos, nozes
O magnésio é um dos principais compostos desse quinteto. A deficiência dificulta a absorção de água pela célula e prejudica a hidratação. Se você vive se arrastando, invista também no mineral, que é envolvido na produção de energia — deve ser o segredo do espinafre que Popeye devora.
Recomendação: entre 200 e 400 mg por dia (1 prato raso de espinafre, rúcula e escarola, 5 mariscos ou 5 nozes

Aveia, salsinha e chá de cavalinha
Estão cheios de silício, mineral que ajuda na manutenção dos fibroblastos na derme e reorganiza a matriz celular.
Recomendação: 1 colher (sopa) de aveia, 10 g de salsinha ou 2 xíc. de chá de cavalinha por dia.

Viço
Maçã, cacau, uva, laranja, tangerina
Anote esta palavra: flavonóides. Eles dão cor às frutas e aos vegetais e já existem mais de 4 mil tipos descritos. Alguns são antioxidantes ainda mais poderosos que as vitaminas C e E. Uma de suas funções é eliminar as toxinas do organismo. Ao eliminar as toxinas, você melhora a circulação e mais nutrientes chegam às células para ter uma pele de veludo. Os flavonóides presentes no cacau contribuem para hidratar a pele e aumentar a fotoproteção. Explica porque o chocolate amargo, além de amigo do coração, é um aliado poderoso contra as rugas e o envelhecimento.
Recomendação:1 colher (sobremesa) de cacau em pó ou 30 g de chocolate amargo por dia.

Damasco, melão, mamão, cenoura
O pulo-do-gato para evitar gripes é esse quarteto fantástico. Fontes de betacaroteno, as hortaliças e frutas amarelas e alaranjadas reforçam o sistema imunológico. Quando se trata da pele, estudos apontam que o betacaroteno é fundamental para deixar você com uma carinha saudável e luminosa.
Recomendação: até 400 UI (100 g de damasco, 2 cenouras médias, ½ melão, 1 papaia médio) por dia.

Abacate, cereais integrais, gérmen de trigo
O ácido pantotênico, presente nesse trio, pode ser o maior aliado na hora de exibir aquele look de estrela. Ele modula o brilho da pele sem aumentar a oleosidade. Também é ótimo no tratamento da acne. Ele regula a utilização dos ácidos graxos pelo organismo e a atividade das glândulas sebáceas.
Recomendação:30 mg (½ abacate, 1 xíc. de granola ou 1 colher [sobremesa] de gérmen de trigo) por dia.

Grão-de-bico, banana, chocolate
Esses alimentos contêm vitamina B6, a mais “atarefada” das vitaminas: ela desempenha mais de 100 funções! Além de ajudar na formação dos glóbulos vermelhos do sangue, o que ajuda a acabar com qualquer palidez, a B6 dá uma força na produção de serotonina, que melhora o humor. Como existe uma ligação entre o bem-estar e a aparência da pele (estudos realizados no Aarhus University Hospital, na Dinamarca, mostram que essa vitamina melhora a depressão), garanta já sua cota de “pele feliz”.
Recomendação: 50 mg (1 xíc. de grão-de-bico ou 2 bananas) ou 50 g de chocolate amargo por dia.

Veja na matéria da WOMEN’S HEALTH os tratamentos à base de cremes e relaizados nos consultórios para cada caso.

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