Abril id

SACAssineLoja
Revistas & Sites Apps Ofertas Últimas Notícias
Saúde
12/03/2009 - 14:10 (atualizada em 12/03/2009 14:13)

Vinagre balsâmico ajuda a prevenir doenças cardiovasculares

Com baixo valor calórico e substâncias antioxidantes em sua composição, o alimento pode trazer benefícios para sua saúde

Da Redação
Tamanho do textoA+A-
Além de saudável, o vinagre balsâmico tem poucas calorias
Além de saudável, o vinagre balsâmico tem poucas calorias

Utilizado para realçar o sabor das receitas, o vinagre balsâmico é um condimento distinto devido ao processo de elaboração e às características aromáticas que adquire. De aspecto denso e escuro e com sabor acentuado agridoce, é recomendado para aromatizar saladas, carnes, peixes, no preparo de molhos e até sobremesas.

O vinagre, à semelhança do vinho, possui antioxidantes e flavonóides, substância que está associado com uma redução no risco de desenvolvimento de doenças crônicas, bem como as cardiovasculares.

Um estudo realizado em 2006, pelo Prof. Dr. Robert Vogel da Universidade Maryland, nos Estados Unidos revela que o balsâmico, associado ao azeite de oliva, ajuda a reduzir a repentina inflamação e oxidação das artérias, pois preservam a elasticidade e flexibilidade das artérias independente dos níveis de colesterol.

Segundo o estudo, as dietas ricas em gordura atrapalham a produção de óxido nítrico, uma substância necessária para manter as artérias flexíveis. Com o tempo, isso pode causar o endurecimento dessas artérias e aumentar os riscos de doenças cardíacas. O vinagre balsâmico aliado ao azeite de oliva é benéfico porque contém arginina, um aminoácido usado pelo corpo para produzir óxido nítrico.

Balsâmico aliado ao azeite - Segundo o cardiologista e nutrólogo do Hospital do Coração, Daniel Magnoni, tanto o balsâmico quanto o azeite de oliva são elementos que compõem a dieta mediterrânea, que cada vez mais recebe validações de seus ingredientes que possuem efeito relaxante arterial, antioxidante e previne doenças cardiovasculares.

“Cerca de 60% do cardápio da dieta mediterrânea é composto por cereais; 25% por gordura de origem vegetal, como o azeite de oliva e apenas 5% por carne. O balsâmico tornou-se elemento complementar desta dieta, pois associado ao azeite de oliva ajuda a eliminar os radicais livres além de desobstruir as artérias estimulando a eliminação do colesterol, conclui dr. Magnoni.

Ofertas

 

Assinaturas


Assine

AbrilSAC

Clube do Assinante

Grupo Abril


Sobre Abril

Fale Conosco

Trabalhe Conosco

Anuncie

Licensing

Classificados

Outros Sites


Loja Abril

iba

Brasil Post

Revistas e Sites

Vitrine de Ofertas