Abril id

SACAssineLoja
Revistas & Sites Apps Ofertas Últimas Notícias
21/09/2010 - 11:40

Unifesp propõe simplificar teste de déficit de atenção

Agência Estado
Por AE

São Paulo - Pesquisadores do Departamento de Psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) finalizaram pesquisa na qual propõem um método mais simples de diagnosticar o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Segundo o psicólogo Thiago Rivero, o método facilitaria a leitura dos resultados dos testes de desempenho contínuo, usados para o diagnóstico.

A pesquisa concluiu que se pode resumir os 15 resultados apresentados por avaliação em 5 itens: atenção focada, associada à capacidade de concentração em uma atividade; atenção sustentada, habilidade de se manter numa atividade por longos períodos; vigilância, aptidão para lidar com situações imprevisíveis; hiperatividade e impulsividade, características manifestadas em vários tipos de comportamento; e capacidade de manutenção do controle.

“A gente não está propondo mudar o teste, que é muito bom, mas a forma de correção e avaliação”, afirma. “Hoje, o teste é complexo porque, no final da avaliação, dá uma folha com 15 resultados. A subjetividade do avaliador é muito grande e, se pegar o mesmo caso e passar por dez psicólogos, cada um vai dizer uma coisa.” As informações são do Jornal da Tarde.
AE


    COMPRE E BAIXE O MELHOR DO CONTEÚDO DIGITAL

      PRODUTOS DA EDITORA ABRIL SEM SAIR DE CASA

        Vá além de "apagar incêndios"

        Assista a mais vídeos de "Exame"

        Tartaruga de duas cabeças

        Confira outros vídeos de "Info"