Abril id

SACAssineLoja
Em Foco + tópicos Últimas Revistas Sites Apps
Ciência e Saúde
10/12/2009 - 12:30
Agência Estado

OMS elogia leis brasileiras no combate ao tabaco

Agência Estado
Tamanho do textoA+A-

Por AE

Genebra - A Organização Mundial da Saúde (OMS) publicou ontem seu relatório anual sobre o tabaco. As leis no Brasil e em especial em São Paulo são consideradas como positivas. No entanto, as constatações sobre o relatório, segundo os especialistas, são preocupantes. Entre 2008 e 2009, países que representam 154 milhões de pessoas passaram a adotar amplas leis contra o fumo em locais de trabalho, restaurantes, bares e outros estabelecimentos. Mas, no total, o número de países com um nível máximo de leis é de apenas 17 - 90% da população mundial vive em regiões onde sequer há lei para proteger fumantes passivos.

Das cem maiores cidades do mundo, apenas 22 têm leis consideradas como duras suficientes contra o cigarro. A OMS elogia São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador por suas medidas. Em uma escala de zero a 10, o Brasil recebeu nota 9 da OMS em termos de políticas contra o cigarro. Na América Latina, só Uruguai e Panamá tem leis mais duras. A OMS, porém, indica que o Brasil não tem leis para proibir o fumo em transporte público.

“Mais de 94% da população mundial continua totalmente desprotegida e exposta ao fumo”, afirmou o vice-diretor da OMS, Ala Alwan. Para ele, cabe aos governos adotar leis duras para garantir a saúde dos fumantes passivos. No total, 700 milhões de crianças estão expostas à fumaça dos cigarros. Nos Estados Unidos, o custo gerado por doenças em fumantes passivos chega a US$ 10 bilhões às contas públicas a cada ano. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

AE

 

Ofertas

 

Por CLIMATEMPO

  • Hoje
  • Max: 23°
  • Min: 15°
cidades
  • Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora.
  • Sex
  • 26°
  • 14°
  • Sáb
  • 27°
  • 16°
  • Dom
  • 27°
  • 17°
  • Seg
  • 29°
  • 18°
  • Ter
  • 22°
  • 16°
  • Qua
  • 20°
  • 14°