Abril id

SACAssineLoja
Revistas & Sites Apps Ofertas Últimas Notícias
Ciência e Saúde
10/06/2009 - 13:25
Agência Estado

Nutricionista diz que alimento certo faz bem para pele, cabelo e unhas

Agência Estado
Tamanho do textoA+A-

Por Andressa Zanandrea

São Paulo - Além de fazer o organismo funcionar melhor, a aparência de quem opta pela alimentação saudável também é outra. A escolha de alimentos certos traz benefícios para a pele, o cabelo e as unhas, além de adiar os sinais do envelhecimento. Para formar colágeno e elastina, proteínas que sustentam a pele, deve-se consumir alimentos nutritivos, ricos em vitaminas A e C, cobre, zinco e cálcio, explica a nutricionista clínica funcional Andréa Santa Rosa Garcia, que tem como ótimo cartão de visita o marido, o ator Márcio Garcia, de 39 anos.

“Se não há fonte adequada desses nutrientes, envelhece-se com mais rapidez e o cabelo fica opaco. A calvície também pode ser causada por carência de nutrientes.” Para obter todos os nutrientes necessários, o ideal é comer quatro ou cinco porções de frutas e dois pratos de sobremesa de verduras todo dia. Além disso, quem faz exercícios deve consumir de 1,4 grama a 1,6 grama de proteína por quilo de peso - os sedentários, de 1 grama a 1,2 grama. Em uma dieta de duas mil calorias, metade deve corresponder a carboidratos. As gorduras representam 30% e as proteínas, 20%.

O excesso de alimento pode acarretar prejuízo, como gases, fermentação e má absorção dos nutrientes, diz Andréa. Um dos vilões do exagero é o açúcar. “Não só doces, mas também os carboidratos refinados, como batata e pão, que também são transformados em açúcar, trazem riscos à saúde. Quando metabolizado pelo organismo, o que sobra se liga a proteínas do corpo, como o colágeno e a elastina, que perdem a função. Na pele, aparecem as rugas”, explica a dermatologista Marcella Delcourt.

Fast food e refrigerantes também devem ser evitados. O melhor é consumir alimentos orgânicos e naturais, além de incluir castanhas e sementes, como amêndoa, feijões e lentilhas. Marcella sugere, ainda, incluir na alimentação meia colher de chá por dia de canela e açafrão, que fazem bem para a pele, os cabelos e as unhas. Segundo ela, o açafrão reduz as inflamações e é antioxidante, e a canela queima o açúcar.

Proteção

De acordo com o professor de cosmetologia Maurício Gaspari Pupo, comer 18 gramas por dia de chocolate com 70% ou 80% de cacau melhora a circulação, aumenta a hidratação e reduz rugas. Cereais integrais, ricos em silícios, também fortalecem as unhas, engrossam os cabelos e reduzem rugas. Alimentos ricos em licopeno, como tomate, melancia e goiaba vermelha, atuam como filtro solar natural. O azeite extravirgem é quase milagroso, segundo Pupo: consumir três colheres de sopa no almoço mais três no jantar ajuda a reduzir a gordura abdominal.

Andressa Zanandrea

 

Ofertas

 

Assinaturas


Assine

AbrilSAC

Clube do Assinante

Grupo Abril


Sobre Abril

Fale Conosco

Trabalhe Conosco

Anuncie

Licensing

Classificados

Outros Sites


Loja Abril

iba

Brasil Post

Revistas e Sites

Vitrine de Ofertas