Abril id

SACAssineLoja
Em Foco + tópicos Últimas Revistas Sites Apps
01/09/2010 - 16:47 (atualizada em 01/09/2010 16:58)

Ministério da Saúde anuncia nova estratégia de combate à dengue

A expectativa é que, a partir deste ano, uma ferramenta denominada Risco Dengue possibilite o fortalecimento imediato de ações de combate à prevenção

Agência Brasil

Uma nova estratégia de combate à dengue no País foi anunciada nesta quarta-feira (1º) pelo Ministério da Saúde. De acordo com o ministro José Gomes Temporão, agora serão utilizados cinco critérios básicos: a incidência de casos da doença em anos anteriores, os índices de infestação pelo mosquito, os tipos de vírus em circulação, a cobertura de abastecimento de água e coleta de lixo e a densidade populacional de cada município.

“Essa nova ferramenta reforça o caráter intersetorial do combate. A dengue é um problema de saúde pública que não se limita ao setor saúde. É um problema de toda a sociedade. Um problema recorrente que, em um ano melhora, no outro, piora”, afirmou. Desde 2003, o ministério utilizava o Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa). A partir deste ano, a expectativa é que uma ferramenta denominada Risco Dengue possibilite o fortalecimento imediato de ações de combate à prevenção.

Temporão disse ainda que não há “solução mágica” para o fim da dengue e que apenas uma vacina contra os quatro sorotipos da doença seria capaz de proteger as pessoas de forma mais contundente. “Todas as armas e estratégias são conhecidas, não há nada de novo”, afirmou.

O Risco Dengue tem como base dados já disponíveis em Estados e municípios e define as ações a serem realizadas por todas as esferas. De acordo com o ministério, o risco de epidemia aumenta em cidades de maior porte e em regiões metropolitanas que não tenham enfrentado epidemias recentes ou alta circulação do vírus.

A pasta destacou que os Estados e municípios deverão manter a realização do LIRAa. A recomendação, inclusive, é que ele seja ampliado de 169 para 354 cidades em todo o País. A divulgação de cada município que aderir ao levantamento está prevista para novembro.

Como impressionar mulheres

Assista a outros vídeos de "Vip"

Macacos verdes no Brasil

Assista a mais vídeos da "Veja"

    vitrine de ofertas

    Por CLIMATEMPO

    • Hoje
    • Max: 23°
    • Min: 15°
    cidades
    • Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora.
    • Sex
    • 26°
    • 14°
    • Sáb
    • 27°
    • 16°
    • Dom
    • 27°
    • 17°
    • Seg
    • 29°
    • 18°
    • Ter
    • 22°
    • 16°
    • Qua
    • 20°
    • 14°