Abril id

SACAssineLoja
Revistas & Sites Apps Ofertas Últimas Notícias
Saúde
15/01/2009 - 12:23 (atualizada em 15/01/2009 12:40)

Distúrbios na tireoide alteram o metabolismo e influenciam no peso

Nódulos na glândula mudam a produção de hormônios e fazem ponteiro da balança subir ou descer sem motivo aparente; saiba como evitar doenças

Da Redação
Tamanho do textoA+A-
Claudia Raia toma remédio para regular a tireoide
Claudia Raia toma remédio para regular a tireoide

A glândula da tireoide pesa apenas 12 gramas, mas pode deixar seu organismo bem bagunçado se não estiver em pleno funcionamento. Ela tem o formato de uma borboleta, fica na base do pescoço, logo abaixo do pomo-de-adão e controla o metabolismo de todo o corpo.

A tireoide produz os hormônios T3 e T4, que são responsáveis pelo controle do peso. Quando eles são produzidos em quantidade muito menor ou bem maior que a normal, surgem doenças. "O principal alvo são as mulheres, que engordam ou emagrecer demais sem qualquer motivo aparente", afirma a endocrinologista Zuleika Halpern, do Hospital das Clínicas de São Paulo, na matéria da ANA MARIA.

Remédios e cirurgia
Que o diga a atriz Claudia Raia, a Donatela de “A Favorita”. No início dos anos 90, antes de descobrir o problema, Claudia chegou a pesar 11 quilos a mais do que hoje. “Tirei seis nódulos e só tenho 20% da glândula em funcionamento", conta a atriz. Diariamente, Claudia Raia toma remédios para repor os hormônios que a tireoide deixou de fabricar. A maioria das doenças da glândula pode ser tratada com medicamentos ou cirurgia. No entanto, é muito importante detectar os nódulos o mais cedo possível.

Conheça os dois problemas que acontecem com a tireoide.

Hipotireoidismo
A tireoide preguiçosa pode ser bastante prejudicial para sua saúde. Esta condição acontece quando a glândula produz hormônios em quantidade menor do que a necessária. Assim, o organismo funciona mais lentamente, e os quilinhos extras se acumulam. O mal atinge dez vezes mais as mulheres do que os homens.

>> Conheça causas, sintomas e tratamentos para o hipotireoidismo

Hipertireoidismo
Fique atenta à perda de peso acelerada. A doença se manifesta quando a tireoide fica “acelerada” e produz hormônios em excesso. Com isso, o metabolismo fica muito rápido e a pessoa perde peso de maneira muito rápida — o que não é nada saudável.

>> Conheça causas, sintomas e tratamentos para o hipertireoidismo

Ofertas

 

Assinaturas


Assine

AbrilSAC

Clube do Assinante

Grupo Abril


Sobre Abril

Fale Conosco

Trabalhe Conosco

Anuncie

Licensing

Classificados

Outros Sites


iba

Brasil Post

Revistas e Sites

Vitrine de Ofertas