Saúde
27/11/2008 - 14:29 (atualizada em 27/11/2008 14:35)

Depressão é doença que ainda gera dúvidas entre a população

Alguns confundem com tristeza, outros acham que depressão é fraqueza que não necessita de tratamento; confira a resposta dos especialistas sobre esse mal

Da Redação
Tamanho do textoA+A-
Esclareça suas dúvidas sobre depressão
Esclareça suas dúvidas sobre depressão

A pedido da revista ANA MARIA, os psiquiatras Leonardo Gama Filho e Rita Jardim respondem as principais dúvidas sobre depressão e apontam as saídas para superar o problema.

O que provoca a doença?
Luto, alterações de sono e apetite, transtorno de humor, esquizofrenia, ansiedade, doenças como mal de Parkinson, uso de drogas lícitas e ilícitas, demências e efeito colateral de remédios.

Quais os principais sintomas?
Desânimo até para atividades prazerosas, desinteresse geral, cansaço físico e mental, pessimismo, culpa, diminuição do desejo sexual, alterações de sono e apetite. Se tais sintomas durarem mais de duas semanas, busque ajuda.

Não ter ânimo é um aviso?
Apatia (perda de motivação) é sério sinal da depressão. Mas também pode vir de doenças doloridas física e psiquicamente (ex: câncer e aids). 

Pode ser fuga da realidade?

Ficar deprimida não é mera tristeza, “fossa” , fraqueza ou fuga da realidade. É uma doença grave, que afeta muito a forma como a pessoa se sente em relação a si mesma e exige cuidados.

Ocorre em qualquer idade?
Sim, mas é duas vezes mais freqüente em mulheres do que em homens. Crianças de ambos os sexos são igualmente afetadas e, em geral, apresentam dores de cabeça e estômago, irritabilidade e retraimento social. Já os idosos costumam ter falta de memória e de atenção e de capacidade de orientação.

Quais os tratamentos?
Recomenda-se a associação de psicoterapia e remédios antidepressivos. Por meio dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), sem custos, a vítima pode fazer uma avaliação e dar início ao tratamento com psiquiatras, terapeutas ocupacionais e outros especialistas. Os remédios indicados pelos médicos são fornecidos gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em qualquer posto de saúde. Mais informações: www.saude.gov.br/bvs/saudemental ou 0800-611997.

Acesse o site da ANA MARIA para ler mais esclarecimentos sobre depressão.

 
copyright © Editora Abril S.A. - todos os direitos reservados

Sites Abril

| ExpedienteEspeciaisGuia de navegaçãoHomeMapa do sitePassaporte AbrilPolítica de privacidade

| Grupo AbrilAbout AbrilAnuncieAssinantesFale conoscoNewsletterTrabalhe conosco

Copyright © 2009, Abril Digital - Todos os direitos reservados