Abril id

SACAssineLoja
Revistas & Sites Apps Ofertas Últimas Notícias
Saúde
14/01/2009 - 10:34 (atualizada em 14/01/2009 10:37)

Consumo de café em excesso pode causar alucinações visuais e auditivas

Estudo afirma que tomar mais de sete xícaras por dia da bebida aumenta a chance de ouvir vozes ou ver coisas que não existem

Da Redação
Tamanho do textoA+A-
Cafeína aumenta produção do hormônio cortisol
Cafeína aumenta produção do hormônio cortisol

Uma pesquisa feita na Universidade de Durham, na Grã-Bretanha, afirma que beber grandes quantidades de café pode aumentar o risco sofrer alucinações. Quem consome mais de sete xícaras de café instantâneo por dia tem três vezes mais chances de ouvir vozes, ver coisas que não existem ou acreditar sentir a presença de alguém que já morreu.

De acordo com a BBC, o líder do estudo Simon Jones afirma que alucinações não são necessariamente um sinal de doença mental. “A maioria das pessoas tem experiências breves de ouvir vozes quando não há ninguém presente e cerca de 3% ouvem tais vozes regularmente". Mas o trabalho científico sugeriu que o risco de isso acontecer aumenta com o alto consumo de café e outras fontes de cafeína.

Cortisol
Os pesquisadores atribuem os resultados de sua pesquisa, feita com 200 estudantes, ao fato de que o café pode levar a um aumento da produção de um hormônio chamado cortisol.

A cafeína aumenta os efeitos fisiológicos do estresse e, nesse estado, o corpo libera cortisol. Uma concentração mais alta da substância no organismo pode fazer com que uma pessoa escute vozes não existentes.

Os cientistas dizem que esperam que a descoberta contribua para um melhor entendimento do efeito da nutrição sobre alucinações.

"Este é o primeiro passo para observar os fatores mais amplos associados a alucinações", disse Jones. "Pesquisas anteriores sublinharam vários fatores importantes, como trauma de infância, que pode levar a alucinações clinicamente relevantes."

"Acredita-se que vários destes fatores podem estar ligados a alucinações em parte por causa do seu impacto sobre a reação do organismo ao estresse. Dada a ligação entre comida e humor, e especialmente entre cafeína e a resposta do organismo ao estresse, parece sensato examinar o que uma perspectiva nutricional pode esclarecer", concluiu Jones.

Ofertas

 

Assinaturas


Assine

AbrilSAC

Clube do Assinante

Grupo Abril


Sobre Abril

Fale Conosco

Trabalhe Conosco

Anuncie

Licensing

Classificados

Outros Sites


iba

Brasil Post

Revistas e Sites

Vitrine de Ofertas