Abril id

SACAssineLoja
Revistas & Sites Apps Ofertas Últimas Notícias
Saúde
02/07/2009 - 11:55 (atualizada em 02/07/2009 11:59)

Bolacha água e sal pode engordar mais do que pão

Segundo estudo do ProTeste, apesar de mais calórico, um pão francês é mais saudável tem menos gorduras do que cinco biscoitos

Da Redação, com Agência Estado
Tamanho do textoA+A-
Marcas avaliadas excederam quantidades de gordura trans
Marcas avaliadas excederam quantidades de gordura trans

Segundo nutricionistas em parceria com a Associação Brasileira de Defesa do Consumidor Pro Teste, trocar pão por biscoito água e sal ou cream cracker objetivando perder peso é um erro. Apesar de mais calórico, um pão francês (ou dois de forma) é mais saudável e engorda menos do que cinco biscoitos.

A nutricionista Gisele Magalhães explica que há outros fatores que contam para o ganho de peso - entre eles, a presença de fibras e gordura. “Além de benéfica para o funcionamento do intestino, as fibras diminuem absorção de gordura.”

Especial Alimentos funcionais
Dicas de nutrição para perder peso

No caso dos pães, há mais fibras e menos gordura do que nos biscoitos, embora o número de calorias seja maior. Outra vantagem dos pães: a sensação de saciedade é maior do que a sentida ao comer os biscoitos. A pesquisa da Pro Teste avaliou 15 marcas de biscoitos. Segundo a nutricionista da Pro Teste, Manuela Dias, cerca de seis biscoitos (30 gramas) água e sal pode ter 1,2 g de gordura trans e o cream cracker, 1,4 g.

A Organização Mundial de Saúde recomenda que o consumo dessa gordura não seja maior que 2 g por dia. “É difícil evitar a gordura trans hoje”, diz ela. “E, se em apenas seis biscoitos consome-se mais da metade, o risco de ultrapassar os 2 gramas é muito alto.”

O estudo também revelou que a quantidade de sal ultrapassou em duas marcas na porção de 30 g ultrapassou o recomendado. A nutricionista da Pro Teste culpa a falta de regulamentação do setor alimentício para os altos índices de sal e gordura trans. “A legislação é muito permissiva e não estabelece limites.”

Leia mais notícias de Saúde
Leia mais notícias sobre Carboidrato

Ofertas

 

Assinaturas


Assine

AbrilSAC

Clube do Assinante

iba clube

Grupo Abril


Sobre Abril

Trabalhe Conosco

Anuncie

Classificados

Outros Sites


Brasil Post

Revistas e Sites

Vitrine de Ofertas