Abril id

SACAssineLoja
Revistas & Sites Apps Ofertas Últimas Notícias
Saúde
17/02/2009 - 15:31 (atualizada em 17/02/2009 15:36)

Biquíni faz homens verem mulheres como objeto, afirma pesquisa

Exames mostram que, ao observar fotos de mulheres com pouca roupa, é ativada a região do cérebro masculino que processa objetos inanimados

Da Redação
Tamanho do textoA+A-
Cérebro masculino desumaniza mulher de biquíni
Cérebro masculino desumaniza mulher de biquíni

Imagens de mulheres sensuais em biquínis inspiram alguns homens a verem-nas como objetos, afirma um novo estudo sobre comportamento masculino.

Ressonâncias magnéticas do cérebro de voluntários revelaram que quando os homens olham fotos de mulheres parcialmente vestidas, a região do cérebro que processas ferramentas ou objetos é acionada, informa a National Geographic.

Homens também são mais propensos a associar imagens de mulheres sexualizadas com verbos de ação na primeira pessoa, como “eu empurro, eu aperto, eu manuzeio”, disse a pesquisadora chefe Susan Fiske, psicóloga da Universidade Princeton.

E em uma descoberta “chocante”, Fiske notou que alguns homens estudados não mostraram atividade na parte do cérebro que normalmente responde quando uma pessoa pondera sobre a intenção de outra.

Isso significa que esses homens veem mulheres como “sexualmente atraentes, mas eles não consideram suas personalidades”, diz Fiske. “A falta de ativação nesta área de cognição social é realmente estranha, porque ela quase nunca acontece.”

Desumanizando
Fiske e seus colegas pediram a 21 homens heterossexuais para fazer um teste que dá notas baseado em diferentes tipos de atitudes sexistas. Depois, eram mostrados aos voluntários figuras de homens e mulheres vestidos completamente e com pouca roupa.

A maioria dos homens lembrava mais de fotografias que não mostravam a cabeça de mulheres em biquínis, mesmo se eles apenas as tivessem visto por dois décimos de segundo, informou Fiske esta terça em Chicago, na conferência anual da the American Association for the Advancement of Science (Sociedade Americana para o Avanço da Ciência).

E aqueles que tiraram as notas mais altas como “sexistas hostis” – aqueles que veem mulheres como controladoras e invasoras do espaço masculino – não apresentaram nenhuma atividade cerebral que indica que eles acreditam que mulheres em biquínis sejam humanos com pensamentos e intenções.

Cientistas observaram esta ausência de atividade apenas uma vez, em um estudo onde eram mostradas fotografias de pessoas sem teto ou viciados em drogas.

Ofertas

 

Assinaturas


Assine

AbrilSAC

Clube do Assinante

Grupo Abril


Sobre Abril

Trabalhe Conosco

Anuncie

Classificados

Outros Sites


iba

Brasil Post

Revistas e Sites

Vitrine de Ofertas