Abril id

SACAssineLoja
Em Foco + tópicos Últimas Revistas Sites Apps
Ciência e Saúde
19/12/2008 - 10:00
Agência Estado

Acordo prevê eliminação de gorduras trans até 2010

Agência Estado
Tamanho do textoA+A-

Por AE

São Paulo - O Ministério da Saúde e a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (Abia) firmaram ontem um acordo que prevê a eliminação, até 2010, da gordura trans nos alimentos industrializados no País. Esse tipo de gordura reduz o colesterol “bom” e aumenta o risco de problemas cardiovasculares. A decisão foi anunciada durante o segundo encontro do Fórum de Alimentação Saudável.

Na segunda quinzena de janeiro será formado um grupo que conduzirá discussões periódicas sobre o processo de substituição da gordura trans. Além de representantes do ministério e das empresas, também estarão presentes técnicos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária e pesquisadores universitários. Em março haverá um encontro da equipe técnica para avaliar os primeiros resultados e iniciar as discussões sobre a redução de sal e açúcar.

Durante o fórum, a Abia apresentou uma pesquisa sobre a média de reduções, nos últimos cinco anos, de ingredientes que podem comprometer a saúde dos consumidores. Segundo o estudo, houve uma diminuição de 86% nos níveis de gordura trans e de 45% nos de gordura saturada. Também houve redução no açúcar (29%) e no sódio (20%) presente nos alimentos. Cerca de 40% dos brasileiros sofrem de sobrepeso, dos quais 12,7% são obesos. Segundo levantamento do Ministério da Saúde, até 260 mil mortes poderiam ser evitadas todos os anos com uma alimentação adequada. As informações são do jornal O Estado de S.Paulo.

AE

 

Ofertas

 

Por CLIMATEMPO

  • Hoje
  • Max: 23°
  • Min: 15°
cidades
  • Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora.
  • Sex
  • 26°
  • 14°
  • Sáb
  • 27°
  • 16°
  • Dom
  • 27°
  • 17°
  • Seg
  • 29°
  • 18°
  • Ter
  • 22°
  • 16°
  • Qua
  • 20°
  • 14°