Abril id

SACAssineLoja
Revistas & Sites Apps Ofertas Últimas Notícias
Notícias
21/10/2009 - 10:23 (atualizada em 21/10/2009 10:32)

País terá novo padrão de plugues e tomadas até 2011

Mudança para novo padrão começa a ocorrer em 1º de janeiro de 2010 e deve estar concluído até junho de 2011

Da Redação
Tamanho do textoA+A-

A partir do primeiro dia de 2010 começa a ser implementado um novo padrão brasileiro de plugues e tomadas de acordo com normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Em 2000, o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) publicou uma portaria que obriga a adoção dessa padronização. Veja como será a mudança.

>>Álbum com novo padrão de plugues e tomadas

Por que será feita essa mudança?
O argumento para a padronização é facilidade e segurança à população. O brasileiro já teve mais de 12 tipos de plugues e oito de tomadas nacionais ou importados, obrigando-o a utilizar adaptadores muitas vezes. Dependendo do formato ou potência do aparelho, o consumidor pode ser vítima de choque ou provocar curto-circuito ao ligar o produto à tomada.

Como será o novo padrão?
O mercado terá dois modelos de plugues e tomadas com dois ou três pinos redondos (veja álbum de fotos). Portanto, aquele pino plano retangular será descartado. O terceiro pino redondo, em um dos plugues, servirá como fio terra evitando que o usuário leve um choque ao ligar aparelhos com corrente elétrica excedente.

Em quanto tempo a padronização estará concluída?
Muitos eletrodomésticos e eletroeletrônicos já estão adaptados, como TVs e geladeiras. No entanto, o prazo final é junho de 2011. A partir de 1º de janeiro de 2010, empresas não poderão mais fabricar e importar equipamentos com plugues antigos e, até o dia 1º de outubro do mesmo ano, não poderão mais comercializar esses aparelhos com o varejo. Em 1º de janeiro de 2011, o comércio varejista não poderá mais vender, de forma avulsa, plugues e tomadas do modelo antigo e até junho, não poderão mais ser vendidos pelo comércio, produtos com o padrão antigo.

Leia mais notícias de Brasil
Leia mais notícias sobre o Inmetro

Ofertas

 

Assinaturas


Assine

AbrilSAC

Clube do Assinante

Grupo Abril


Sobre Abril

Fale Conosco

Trabalhe Conosco

Anuncie

Licensing

Classificados

Outros Sites


Loja Abril

iba

Brasil Post

Revistas e Sites

Vitrine de Ofertas