09/09/2008 - 19:33 (atualizada em 09/09/2008 19:50)
Justiça mira Twitter, mas derruba blog de estudantes
Luizianne, candidata em Fortaleza, confunde site chamado Twitterbrasil.org com perfil no microblog e entra com ação no TRE
Elisangela Roxo
O pedido de liminar era para suspender a conta de um perfil falso da candidata à prefeitura de Fortaleza, Luizianne de Oliveira Lins (PT), no site americano Twitter.com. A notificação, no entanto, chegou à empresa gaúcha de hospedagem do blog Twitterbrasil.org, de conteúdo feito por estudantes brasileiros, e o site saiu do ar.
O Twitter.com é um site americano de microblog, em que qualquer pessoa pode se cadastrar e postar mensagens de até 140 caracteres. Já o Twitterbrasil.org é um blog sobre as novidades do site americano. “Não fizemos nenhum fake e não temos nada a ver com essa história”, disse uma das autoras do blog, a estudante mineira Raquel Camargo, de 21 anos. Ela conta que recebeu um e-mail da O2 Internet, empresa que registrou o domínio do Twitterbrasil, avisando que o site estaria fora do ar por determinação da Justiça Eleitoral de Fortaleza.
Os usuários brasileiros do Twitter postaram mensagens de protesto contra a suposta censura. Mas aparentemente, tudo não passou de um mal entendido. A O2 Internet só precisava informar à Justiça Eleitoral do Ceará que não é responsável pelo perfil falso da candidata à prefeitura de Fortaleza – o que poderia ser feito por carta. Representantes da O2 não quiseram dar entrevista à reportagem do Abril.com.
A advogada de Luizianne, Isabel Mota, diz ter pedido a liminar porque o único registro do Twitter.com no Brasil era o Twitterbrasil.org. “Se eles não têm nada a ver com a história bastava responder que não são ligados ao Twitter.com”, diz ela. A advogada não confirma ter acessado os dois sites antes de pedir a liminar. “Recebemos o material da coligação e entramos com o pedido”, explica Isabel.
Para ela, não há nada que prove que o Twitterbrasil.org não esteja ligado ao Twitter.com. E também não há motivos para os usuários brasileiros temerem o Twitter saia do ar. “Nossa intenção não é bloquear nenhum site, apenas queremos que o conteúdo do perfil falso de Luizianne seja suspenso”, diz Isabel.
O blog ficou fora do ar durante a tarde desta terça, mas já pode ser acessado normalmente.