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Mulher

06/08/2008 - 13:26 (atualizada em 03/09/2008 23:43)

Alimentos e hidratação combatem a retenção de líquido

A sensação de inchaço, que vai além da TPM, pode desaparecer com medidas simples

Da Redação

De cada dez mulheres, oito sofrem com a retenção de líquido. Sentem os seios maiores antes da menstruação, os pés inchados ao final do dia e outros incômodos que muitas vezes podem ser revertidos com algumas mudanças no estilo de vida.

?Comida cheia de sal, falta de exercícios, sapato alto, problemas nos rins, hormônios e calor fazem o corpo acumular água e aumentar de peso?, diz a nutricionista Viviah de Andrade, na reportagem da revista ANA MARIA, que aconselha sobre o problema e oferece um cardápio anti-retenção.

Exercícios físicos, drenagem linfática, meias elásticas e alguns cosméticos ajudam a acabar com o inchaço. Mas mudanças simples nos hábitos alimentares também contribuem significativamente.

Além da hidratação constante, combatem a retenção:

- alimentos com grande quantidade de água (alface, melancia, pepino)

- diuréticos naturais (chá verde, chá de carqueja)

- fibras (aveia, arroz integral)

- folhas verde-escuras, que ativam a circulação

Contribuem para a retenção e devem ser evitados:

- condimentos como ketchup e mostarda

- bebidas como refrigerantes, ricas em sódio

- cafeína

- enlatados (milho, ervilha, palmito)

 

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