Abril id

SACAssineLoja
Em Foco + tópicos Últimas Revistas Sites Apps

Esportes

24/08/2008 - 10:24 (atualizada em 03/09/2008 23:54)

China e EUA são as grandes campeãs na ginástica artística

Brasileiros falham nas finais e não faturam medalhas no esporte que tem os ginastas da China e EUA sagrados campeões

Da Redação


Os atletas brasileiros da ginástica artística chegaram a Pequim como grandes promessas de medalhas para o país, em especial com Diego Hypólito. O campeão mundial do solo era o grande favorito ao ouro.

Ele confirmou a expectativa e se classificou em primeiro lugar na prova. Entretanto, em sua apresentação final, errou no último segundo de sua série. A queda lhe custou a chance de faturar a medalha olímpica inédita, e o brasileiro, aos prantos, amargou o sexto lugar.

Melhor para o chinês Kai Zou, que conquistou mais um título para atletas do país em Pequim. O espanhol Gervasio Deferr e o russo Anton Golotsutskov completaram o pódio.

Já a equipe feminina contou com as ginastas Ana Claudia Silva, Daiane dos Santos, Daniele Hypólito, Ethiene Franco, Jade Barbosa e Laís Souza. Pela primeira vez na história olímpica, o time conseguiu se classificar para uma final.

As meninas, que se apresentaram muito bem nos três primeiros aparelhos, se mantendo na quinta posição geral na fase preliminar, caíram dois lugares no ranking depois de passarem pela trave.

Na final, em que se classificaram as oito melhores equipes, ficaram na última posição. Quem levou a melhor foi a equipe anfitriã que desbancou as norte-americanas. As romenas, que reinaram soberanas por anos, terminaram em terceiro. 



Nas competições femininas individuais a novata Jade Barbosa se classificou para duas finais: geral e do salto. Na primeira, em que saiu uma dobradinha americana com Nastia Liukin e Shawn Johnson nos lugares mais altos do pódio, terminou na décima posição. Na competição do salto acabou em sétimo. Em primeiro ficou a norte-coreana Um Jong Hong, seguida da veterana Oksana Chusovitina, da Alemanha, e da chinesa Fei Cheng. 



Daiane dos Santos, que provavelmente disputou sua última edição dos Jogos, acabou em sexto lugar no solo, após sair duas vezes do tablado. A romena Sandra Izbasa foi a grande vencedora, seguida novamente das americanas Shawn Johnson - prata - e Nastia Liukin - bronze.

 

Por CLIMATEMPO

  • Hoje
  • Max: 23°
  • Min: 15°
cidades
  • Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora.
  • Sex
  • 26°
  • 14°
  • Sáb
  • 27°
  • 16°
  • Dom
  • 27°
  • 17°
  • Seg
  • 29°
  • 18°
  • Ter
  • 22°
  • 16°
  • Qua
  • 20°
  • 14°