14/10/2008 - 14:18 (atualizada em 14/10/2008 15:48)
Ausência de Rick Bonadio não o credencia para fazer críticas, dizem os independentes
Produtores e bandas respondem afirmações de produtor do NX Zero e Fresno
Bruno Dias
O produtor Rick Bonadio declarou em entrevista ao Abril.com que os festivais independentes brasileiros eram péssimos e que não considerava o atual momento da cena musical nacional bom.
Essas declarações causaram revolta entre produtores e bandas da cena independente, que acusaram o produtor de NX Zero e Fresno de não ter credibilidade para criticar os festivais, já que o mesmo não os freqüenta.
O tema foi amplamente debatido em importantes listas de discussões dos produtores, como a Nordeste Independente e a da Abrafin (Associação Brasileira dos Festivais Independentes), e em comunidades da rede social Orkut.
“Ele não é a pessoa mais indicada para falar sobre isso [festivais]. Nunca o vimos nesses festivais, ele não roda esses festivais, ele não conhece esses eventos. Ele nunca veio pra Cuiabá, nunca foi pra Goiânia, pro Acre, pra Uberlândia. Ele fala de algo sem conhecimento de causa. Além disso, ele não se envolve em trabalhos dentro do mercado independente, não estuda esse mercado”, afirma Pablo Capilé, coordenador de planejamento do coletivo Espaço Cubo de Cuiabá, responsável pela organização do festival Calango, e coordenador de ação política da Abrafin.
Quem também engrossa o discurso de Capilé é o vocalista da banda carioca Autoramas, Gabriel Thomaz, um dos principais nomes da cena independente nacional. “Ele não pode opinar a respeito de algo que ele não sabe o que é. Eu concordo que tem muita coisa ruim nos festivais mesmo, mas cara, em qualquer lugar tem. As bandas que ele produziu, que ele contratou, têm muita coisa ruim também”.
Gabriel reforça ainda a importância dos festivais citando um dos mais respeitados e tradicionais da cena, o Abril Pro Rock em Recife (PE), responsável por revelar bandas como Chico Science & Nação Zumbi, Mundo Livre S/A e Mombojó. “A história do Abril Pro Rock [festival realizado em Recife (PE)], a quantidade de gente que o Abril revelou e colocou aí pra música brasileira. Só uma pessoa que não entende nada disso, que nunca pisou num festival desse falaria isso que o Bonadio falou”.
Bandas com letras ruins
Sobre os grupos que circulam pelos festivais da Abrafin, Bonadio afirmou que “falta criatividade e letra. Falta tocar melhor, falta muita coisa”. O vocalista da banda paulistana Ecos Falsos, Gustavo Martins, ironizou tal afirmação de Bonadio. “Eu imagino que o cara que escreveu ‘Dogão é mau, Dogão é mau, au, au’ não está credenciado pra fazer esse tipo de comentário”, Martins ainda propôs uma comparação entre as letras dos artistas produzidos por Bonadio.
“Podemos fazer um exercício para analisar as letras dos artistas que o Rick Bonadio acompanhava tipo Charlie Brown Jr., Tihuana, CPM 22, agora NX Zero. Você tem aí um rol de letristas ‘sensacionais’ e que já dá pra ter uma idéia do que o Bonadio acha uma boa letra”, diz Martins.
Gabriel Thomaz também ironizou a crítica de Bonadio às letras das bandas independentes afirmando que “ele se surpreenderia com a quantidade de bandas instrumentais que existem nos festivais”.
“Panelinhas” nos festivais
Em sua comunidade oficial no Orkut, Rick Bonadio aproveitou a ampla discussão do tema pelos membros para tecer novos comentários sobre os festivais independentes. Em uma de suas afirmações, o produtor disse que os eventos “são um monte de panelinhas de pseudo-intelectuais que não tocam merda nenhuma e se acham os gênios. Escrevem umas letras péssimas e não permitem que os bons entrem nunca”.
Para o produtor Pablo Capilé, essa afirmação de Bonadio mostra mais uma vez que ele não conhece a cena profundamente, e diz que é praticamente impossível existir uma “panelinha”. “Eu acho que com um circuito de festivais que leva mais de 500 bandas para circular todos os anos, não tem condição de levar as mesmas 500 bandas. Da mesma forma que quando as bandas são muito boas, elas tendem a se repetir em muitos festivais”, explica.
Gabriel Thomaz compartilha do mesmo pensamento de Capilé, dizendo que “Esse negócio de panelinha é totalmente irreal. Eu toquei em cinco ou seis festivais este ano, e vi desde banda de metal até banda emo estilo NX Zero”.
Para Gustavo Martins essa discussão sobre as supostas “panelinhas” é complicada, o vocalista do Ecos Falsos acha que existe uma autonomia entre os produtores dos festivais e sempre vai haver gente reclamando. “Eu acho que sempre quem fica de fora vai falar que existe uma panelinha”.
Contra ataque
Apesar das críticas ao modelo de mercado independente, Gabriel Thomaz acha importante uma figura como Rick Bonadio se importar com os festivais e toda essa movimentação protagonizada pela Abrafin. “É muito legal, cara, antigamente ninguém falava dos independentes. Eu não acho ele um idiota, não acho nada disso, acho ele um cara extremamente competente e inteligente. No mínimo ele não gosta que as bandas dele não participem dos festivais”.
Por outro lado, Pablo Capilé acredita que Rick Bonadio tenta com as afirmações reafirmar as convicções que ele tem, em cima de um mercado “que está cada vez mais falido”. “Ele tenta reafirmar que esse mercado ainda tem solução, que só presta o que está fazendo sucesso ou o que o Midas [estúdio de Bonadio] colocou a mão. De Midas, pra mim, ele não tem nada”.
Gabriel completa dizendo que mesmo com o espaço adquirido pelos independentes na mídia especializada, ainda existe preconceito. “O independente sempre foi sinônimo de amador, de estreante. O independente era aquela banda que gravava três músicas numa demo e mandava pro Rick Bonadio. Hoje existem bandas que são independentes a vida inteira”.
{'nome': 'B.C','email': 'bruno_arua@hotmail.com','texto': 'acredito que o produtor rick bonadio faz parte da ceno do mundo da musica brasileira...dando assim o direito de opnar....... participei de alguns festivais...nem sempre foram bons ....nem sempre foram ruins...oq não podemos fazer é generalizr...ou associar o projeto com uma banda escrota!'}
(17/03/2010 07:55)
{'nome': 'McCoy','email': 'csc_mccoy@hotaim.com','texto': 'E o pior vem agora. As bandas estão copiando o modelo Strike e NX-ZERO. O Rock brasileiro não merecia isso não.'}
(27/01/2010 04:52)
{'nome': 'McCoy','email': 'csc_mccoy@hotaim.com','texto': 'Eu concordo e discordo.O Rick pode ter sido infeliz na escolha das palavras, mas ele também está certo em muitos aspectos. A maioria das bandas dos festivais são ruins mesmo, as letras são péssimas e tem muita gente que só toca devido a panelinha dos festivais.E dizendo isso, acho que as bandas que ele produz tembém não são grandes coisas não, tirando Fresno, que eu acho até razoavel mas não qualificaria como Rock, o NX Zero, é Zero mesmo, quem já assisitiu ao vivo, sabe o que estou dizendo.Portanto, se ele realmente pode falar alguma coisa, por méritos e qualificação seria comparar ao que COLLOR disse de nossos carros, que eles eram carroças e a indústria não protestou.Se tem espaço prá todo mundo, não acho não, bandas ruins tiram espaços de bandas boas só porque tem mais poder financeiro e de conhecimentos para mostrar seus trabalhos.Seria ótimo se houvesse mais aulas de música nas escolas e que não se seguissem tantos modelos de composições como a maioria das bandas faz. Ex:As bandas todas fazem o mesmo estilo porque está dando certo, veja Charlie B.Jr, tem um monte de badas iguais.CPM22, também e daí por diante.É preciso urgentemente de um pouco mais de qualidade na nossa cultura musical.'}
(27/01/2010 04:37)
{'nome': 'Silvia','email': '','texto': 'Hahahah..Rick Bonadio é um bosta???Ele não tem nada de bosta...ele é um excelente produtor musical...tem muita porcaria por aí sim....o problema é que poucos conseguem receber as criticas de forma inteligente...foi exatamente o caso dos produtores dessas bandas de garagem!!! '}
(17/01/2010 01:01)
{'nome': 'Ailla','email': '','texto': ' o pior inimigo dos produtores são as bandas que optam por uma vida independente, MAS ISSO não dá permissao dele criticar falar mau, '}
(18/12/2009 04:36)
{'nome': 'Ailla','email': '','texto': 'Rick Bonadio so esta interessado em dinheiro e não há musica, ele não gosta de musica e sim finge gostar, com isso ele faz a cabeça de algumas pessoas que nao sabem bem do universo independente , claro, se a musica independente crescer , como ele ira ganhar ? ele diz que a musica independente NAO É A VERDADE DAS NOVAS BANDAS, mas acho que isso nao tem nada a ver e sim A VERDADE DO POVO BRASILEIRO porque como o FERNANDO ANITELLI DO TEATRO MAGICO DISSE A ARTE INDEPENDENTE FAZ ISSO "POR ACREDITAR NO ACESSO LIVRE A CULTURA" LIIIIVRE RICK BONADIO !!!! as pessoas tem que ter acesso a cultura LIVRE , voce acha que o brasileiro ou qualquer outro pagará 35 reais por um CD ou um KG de carne ? Do jeito que se encontramos, tenho certeza que sra a segunda. TODAS AS PESSOAS TEM QUE TER O ACESSOA A CULTURA não importa a classe, e como a classe mais pobre sempre é prejudicada , sendo independente SERA UM CAMPO QUE ELA NÃO SERA PREJUDICADA .'}
{'nome': 'anna','email': '','texto': 'putz, rick bonadio me surpreende com suas babaquices cada vez mais! não acredito que ele realmente ache bom essas merdas que ele produz, só que é o que dá dinheiro pra esse mané.'}
(24/02/2009 12:00)
{'nome': 'iara','email': '','texto': 'voces são uns bosta não entendem nada de musica o rick bonadio sim é um ,mestre da música .'}
(23/02/2009 12:00)
{'nome': 'Hendrique','email': 'hendriquevaldo@hotmail.com','texto': 'Glória = Bosta!Nx zero = Bosta e meio! Fresno = Bosta bosta! Rouge = Tietê!'}
(04/02/2009 12:00)
{'nome': 'Alexandre','email': 'Alexandredias@hotmail.com','texto': 'Gente o cara entende pra carambra de música, olha o que ele produziu Rodolfo e ET, RSRSRSRSRSRSRS.'}
(04/02/2009 12:00)
{'nome': 'Dbtorrents','email': '','texto': 'Bonadio vai pra casa palhaço!'}
(15/12/2008 12:00)
{'nome': 'Fernando','email': '','texto': 'Calaaa a bocaaa Bonadio!!!!'}
(19/11/2008 12:00)
{'nome': 'Fellipe','email': 'fefeuzito@hotmail.com','texto': 'De fato, muito triste o comentário do sujeito. Quando ele comenta a respeito de falta de criatividade de letras, me causou risos. Onde está a criatividade dos nossos caros NX Zeros, em comparação ao Tico Sta Cruz (Que Bonadio tanto critica) e muitas bandas independentes por aí! Ele só está vendendo o pão dele, como produtor. Afinal, o pior inimigo dos produtores são as bandas que optam por uma vida independente.'}
(28/10/2008 12:00)
{'nome': 'Nina','email': '','texto': 'Rick Bonadio é um merdel, e a única banda boa que ele colocou em evidência foi o CBJR. O resto é tudo uma bosta, e fala sério o cara é um capitalistazinho de meia. Fogão é mauuuuuuuuuuuuuuuuuu'}
(22/10/2008 12:00)
{'nome': 'Fabricio','email': '','texto': 'triste ver um cara q está no meio musical a tanto tempo ser tão desinformado...'}
(20/10/2008 12:00)
{'nome': 'Flavia','email': 'flaviajam@yahoo.com.br','texto': 'O Rick Bonadio faz produtos para serem comercializados.Os independentes fazem música. E o público tem o poder de escolha: ou vc consome e enfia dinheiro nesses caras ou vc curte o que foi feito por um artista de verdade e o receonhece por isso. Para mim sao coisas diferentes.'}
(17/10/2008 12:00)
{'nome': 'Flavia','email': 'flaviajam@yahoo.com.br','texto': 'O Rick Bonadio faz produtos para serem comercializados.Os independentes fazem música. E o público tem o poder de escolha: ou vc consome e enfia dinheiro nesses caras ou vc curte o que foi feito por um artista de verdade e o receonhece por isso. Para mim sao coisas diferentes.'}
(17/10/2008 12:00)
{'nome': 'Juliana','email': '','texto': 'Triste muito triste, o comentário deste cidadão, mais triste qdo ele responde as críticas do Tico que por sinal são ótimas...'}
(17/10/2008 12:00)
{'nome': 'filipe','email': '','texto': 'resumindo,o Bonadio é um m****'}
{'nome': 'Julio Cesar Bigheti','email': 'jc_bighetti@yahoo.com.br','texto': 'Eu acho o seguinte, que realmente existem bandas ruins nos festivais mas tbm existem as bandas boas. Tem musicos que sabem o que querem, que tocam por que amam a música e quando isso acontece a banda é boa. Mas também tem os casos que a mulecada quer mais é subir no palco e zuar e não ta nem aí pra merda nenhuma e isso é o que fode com os fetivais. E eu já deixei meu post na entrevista do Rick Bonadio, ele quer é o "marketing rock" ele quer é fazer $$$$, quando o NXZero não der o lucro que ele quer ter ele vai deixa-los de lado e vir com mais uma porcaria.'}
{'nome': 'Paulo Campos','email': '','texto': 'Uma coisa é certa. Ele sabe como usar essas bandas para fazer dinheiro, coisa que a cena independente não aprendeu ainda. Não a toa bandas tem que ficar viajando por aí as suas próprias custas, pagando pra tocar com condições duvidosas. Assim são os festivais "independentes". Que tem o apoio do governo, mas colocam condições furrecas para os artistas, enquanto a abrafin se fortalece. E realmente, o Rick em nenhum momento disse q suas letras são um primor, até pq sabe o quanto estaria falando merda. As bandas dele apesar de não serem o que há de mais original, conseguem ser demais profissionais, executam bem ao vivo o que gravam. Um grau que esse circuito independente ainda estar por conseguir, como muita banda que mal sabe tocar. E sim, é claro que em tudo existem suas excessões. No circuito indie a maioria de bandas são ruins: letras, execução, criatividade,... mas algumas conseguem salvar, que é o caso de algumas já citadas nos comentários: Móveis Coloniais, Vanguart, Los Porongas, Mombojó, Autoramas, Madame Saatan, Rockassetes, Macaco Bong, Autoramas.. e aí? Com muito esforço vc lembra mais umas cinco bandas realmente boas. Para 500 bandas que circulam, é um índice baixíssimo de qualidade. Se o mainstream tá um lixo, o independente não foge a regra, sendo que o último fica chorando miséria querendo ser o primeiro. '}
(15/10/2008 12:00)
{'nome': 'Ricardo','email': 'rickrick@yahoo.com.br','texto': 'Olha isso, naum vou criticar o Rick pois é claro o que quer e o que ele procura, agora ele esta certissimo de que as bandas q a ABRAFIN seleciona saum horriveis, horriveis, nenhuma a altura de chegar e ser um icone do ROCK NACIONAL, é só lamento esses festivais, essa ABRAFIN favorece algumas bandas q naum vaum dar em nada, somente " CARTA MARCADA ", palhaçada mesmo. vejo da seguinte forma é mais facil ser contrato pelo RICK BONADIO do que tocar num desses festivais podres da ABRAFIN, é triste mas é realidade, um lugar onde poderia ser um seleiro de bandas, fazer um circuito legal, os caras só botam banda lixo, os festivais HARDCORE E PUNK ROCK saum mais valorizados do que esses da ABRAFIN, e olha q minha banda nem é desses estilos, ABRAFIN lixo de associação.'}
{'nome': 'Camila','email': 'camila@valepunk.com','texto': 'Pra mim Bonadio tem uma certa invejinha das bandas independentes...ou ciuminho. Tá bom, vai...chama Dogão pra tocar no Abril Pró Rock então...já que as produções têm tanto conteúdo.'}
(14/10/2008 12:00)
{'nome': 'Bell','email': 'Bell-sales@hotmail.com','texto': '‘Dogão é mau, Dogão é mau, au, au’ nem lembrava mais disso,saijsoiasjaoisjasoiajsoaiioajo=]'}
(14/10/2008 12:00)
{'nome': 'PÉTALA CARVALHO','email': 'petala.carvalho@hotmail.com','texto': 'Concordo com você Rick! Nx zero e Fresno são minha paixões e vc entendii disso'}
(14/10/2008 12:00)
{'nome': 'Hello Hello','email': '','texto': 'O produtor de NXZero, Fresno e mais dessas porcarias emo vem querer falar mal da cena independente que dá de 1000 a 0 nessas bandas fracas que fazem sucesso hj em dia? Será que eles já ouviu bandas como Mombojó, Vanguart, Móveis Coloniais de Acaju, Autoramas? Não tem nem como comparar, são muito muito melhores do que essas bandinhas descartáveis que esse cara produz.'}
(14/10/2008 12:00)
Divulgação
"Eu não acho ele um idiota", Gabriel Thomaz (centro)