12/08/2008 - 15:35 (atualizada em 03/09/2008 23:34)
"Star Wars" volta aos cinemas com animação sobre as "Guerras Clônicas"
"Clone Wars" mostra episódio importante na saga e serve como introdução a uma nova série de animação para televisão
Diego Sapia Maia
?Star Wars: The Clone Wars? tem um gosto todo especial para os fãs de Luke Skywalker e companhia: além de ser o primeiro longa-metragem animado da saga criada por George Lucas, a produção finalmente retrata algumas das batalhas travadas nas lendárias Guerras Clônicas, conflito que, dentro da mitologia da série, definiu os rumos da República Galáctica.
A trama funciona como uma espécie de ?Episódio 2 e meio?, situada entre ?Ataque dos Clones? (2002) e ?Vingança dos Sith? (2005). Obi-Wan Kenobi e Anakin Skywalker, agora generais das tropas republicanas nas Guerras Clônicas, precisam resgatar o filho do horrendo Jabba the Hutt. Tudo para conquistar a simpatia do monstrengo e liberar territórios para que o exército de clones avance na disputa contra os Separatistas, liderados por Conde Dookan. E Anakin, ao mesmo tempo em que tem de lidar com seus impulsos juvenis, ganha uma aprendiz, a impetuosa Ahsoka Tano, a quem tem de treinar.
Papo exclusivo para fãs?
Talvez. A animação adiciona mais camadas à complexa ? às vezes ininteligível ? trama política que sempre permeou os rumos de ?Star Wars?. Ao mesmo tempo, aposta em ação nonstop para conquistar aqueles que não se empolgam muito com o blábláblá da filosofia Jedi e da democracia galáctica. Por começar literalmente no meio do fogo cruzado, ?The Clone Wars? é um dos filmes mais frenéticos e barulhentos da franquia.
Animado em computação gráfica e dirigido por Dave Filoni, ?The Clone Wars? também tem a missão de servir como introdução a uma nova série de desenhos animados baseada nas Guerras Clônicas, com lançamento previsto ainda para 2008. Genndy Tartakovsky, criador das ?Meninas Superpoderosas? e do ?Laboratório de Dexter?, foi o responsável por ?Star Wars: Clone Wars?, primeira série de desenhos inspirada no conflito, lançada em 2003 e exibida pelo Cartoon Network. A tarefa de Filoni, que também comandará os novos episódios para a TV, não é das mais fáceis: a série de Tartakovsky ganhou três Emmys (o Oscar da televisão americana) e foi aclamada pelos fãs.
Mas, ao menos deste longa-metragem, os fanáticos não devem ter do que reclamar. Duelos de sabres de luz, conspirações, personagens clássicos, batalhas espaciais, humor: a supervisão de George Lucas, produtor-executivo, garante tudo em seu devido lugar.
Divulgação
Mestre Yoda é um dos personagens clássicos presentes em "Clone Wars"