Abril id

SACAssineLoja
Revistas & Sites Apps Ofertas Últimas Notícias

Diversão

19/09/2007 - 12:08 (atualizada em 03/09/2008 23:33)

Qual o melhor videogame: Wii, PS3 ou Xbox 360?

Guilherme Massa
Em visita a uma loja de eletrônicos, você sai com a impressão de que precisa de um videogame novo. Mas o que seria uma escolha simples entre três consoles (Nintendo Wii, Sony Playstation 3 e Microsoft Xbox 360), tem causado dúvida entre os fãs. Afinal, qual é o melhor aparelho?

"Sem dúvida o Wii, da Nintendo", afirma Eduardo Trivella, editor da revista NGamer Brasil. "Em termos de poder, ele não tem como competir com Xbox 360 ou o PS3, mas mesmo assim tem jogos belíssimos. E o que é mais importante: mudou a maneira de jogar com a qual já estávamos acostumados há tanto tempo".

Ah, você não conhece o Wii? Mas com certeza já se viu jogando o corpo para os lados durante um game de corrida, como se estivesse dentro do carro. O Wii é justamente isso: com um joystick que capta os movimentos do jogador, o console pretende deixar os comandos mais naturais, seduzindo especialmente quem não tem habilidade para apertar vários botões ao mesmo tempo.

Apesar do trunfo, as fabricantes de games ainda não descobriram todo o potencial do Wii e já começam a sair jogos em que os comandos não respondem bem. Além disso, o console já se tornou famoso pelo número elevado de acidentes, como joysticks arremessados contra a televisão e cortes decorrentes do choque com objetos domésticos.

Xbox 360 e PS3 estão na briga

Para o repórter de games do Estado de S.Paulo Jocelyn Auricchio, o Xbox 360 é o melhor do momento: "Excelente oferta de títulos, serviço online impecável... é uma tremenda máquina de jogos. O Wii é legal demais, mas não segura mais que meia hora da minha atenção".

O maior problema da Microsoft é a falta de bons títulos exclusivos e do apreço dos japoneses, o público mais aficcionado por eletrônicos. Contudo, o Xbox 360 espera que Halo 3 (um jogo de tiro em 3ª pessoa), forte candidato a jogo do ano, atraia a atenção dos jogadores para o console.

A Sony, com seu PS3, vende a idéia de um console top de linha: o processador mais potente, franquias adoradas pelos fãs (como Metal Gear, Final Fantasy e Gran Turismo) e a exclusividade do discos de Blu-ray. Contudo, o videogame não deslanchou ainda e permanece ancorado no amor dos gamers pelo PS1 e 2.

"A Sony errou na estratégia do aparelho e amarga o último lugar. Precisa melhorar rápido, senão não veremos o PS4 ou até mesmo o PS3 daqui alguns anos", sentencia Gustavo Petró, editor da revista Game Master.

Videogame só para jogar?

Acredite: rodar jogos é quase um detalhe nos videogames de hoje. Quase todos tocam MP3, rodam filmes (DVD, Blu-ray e HD-DVD), acessam a internet, funcionam como comunicadores instantâneos e desempenham outras muitas atividades. Precisa disso tudo?

"Acho legal aparelhos convergentes, como o Xbox 360 e o PS3. Porém, prefiro pagar mais barato num videogame que seja apenas um videogame", argumenta Cláudio Prandoni, repórter da Hive Entertainment, uma agência de notícias sobre jogos eletrônicos.

Com o novo Nintendo liderando o mercado, você deve se perguntar: então devo comprar um Wii? Na correria do dia-a-dia, os especialistas acabam fazendo uma escolha bem mais simples - e a opinião deles é unânime: os portáteis. "A abolição de fios e cabos e a possibilidade de muitas pessoas compartilharem apenas uma cópia de jogo é algo simplesmente prático e sensacional", diz Cláudio Prandoni.
 

Assinaturas


Assine

AbrilSAC

Clube do Assinante

Grupo Abril


Sobre Abril

Fale Conosco

Trabalhe Conosco

Anuncie

Licensing

Classificados

Outros Sites


Loja Abril

iba

Brasil Post

Revistas e Sites

Vitrine de Ofertas