Abril id

SACAssineLoja
Revistas & Sites Apps Ofertas Últimas Notícias

Diversão

19/06/2007 - 23:04 (atualizada em 03/09/2008 23:27)

Conheça a história dos rodeios e a polêmica em torno do evento

Da Redação
A história de rodeios no Brasil pode ser contada a partir de Barretos. Em 1955, a cidade possuía a pecuária como maior atividade econômica. Quando descansavam, os peões da região costumavam testar suas habilidades na lida com o gado. Foi assim que no mesmo ano nascia, numa mesa de bar, o "Clube Os Independentes".

A partir daí, inspirada na lida das fazendas e nas disputas realizadas próximo aos currais, surgiu a Festa do Peão de Barretos, em 1956. E já na primeira festa a principal atração era a disputa entre o homem e o animal.

Barretos tornou-se o principal palco do rodeio brasileiro. Tudo ali realizado servia como modelo para outras cidades que já começavam a promover suas festas.

Na década de 60, a agenda de eventos no Brasil era enorme, principalmente no estado de São Paulo. Os peões haviam se transformado em competidores e corriam de uma festa a outra atrás dos prêmios.

Polêmica

Os boiadeiros se divertem na arena dos rodeios e os animais sofrem. Esta é a visão do Projeto Esperança Animal (PEA) e da Associação Protetora de Animais São Francisco de Assis (Apasfa).

Para as duas instituições, a festa de rodeio machuca o animal (boi e cavalo) em diversas partes. Um exemplo é o sedém (laço ao redor do corpo do animal). A PEA informa que o artifício causa dor no animal e atinge órgãos como o intestino e a região do prepúcio, onde se aloja o pênis do animal.

Já os peões se defendem dizendo que o sedém não causa dor, apenas cócegas. E ainda, para os organizadores de rodeios, o boi (ou cavalo) fica laçado pelo sedém por apenas oito segundos - período em que o peão tem de se sustentar na montaria.

A polêmica já fez com que algumas cidades - como Rio de Janeiro, São Paulo e Sorocaba - proibissem o rodeio.

 

Assinaturas


Assine

AbrilSAC

Clube do Assinante

iba clube

Grupo Abril


Sobre Abril

Trabalhe Conosco

Anuncie

Classificados

Outros Sites


Brasil Post

Revistas e Sites

Vitrine de Ofertas