Abril id

SACAssineLoja
Revistas & Sites Apps Ofertas Últimas Notícias

Diversão

26/03/2007 - 18:25 (atualizada em 03/09/2008 23:32)

Símbolos da Páscoa ajudam a entender melhor seu significado

Amanda Dias

Apesar de sempre ser lembrada pelos ovos de chocolate, a Páscoa é uma festa cristã que comemora a ressurreição do Cristo morto. Jesus, que foi crucificado (Sexta-feira Santa) e teve seu corpo colocado em um sepulcro, ressuscita dois dias depois, reunificando corpo e espírito. Os cristãos comemoram o dia mais santo desta religião indo às igrejas e procissões.

A palavra Páscoa tem origem hebraica, e vem de Pessach, que significa passagem. Para a religião judaica, a Páscoa tem um outro significado, e é comemorada há mais tempo, antes mesmo do nascimento de Jesus Cristo. Os judeus festejam a liberdade de seu povo da escravidão no Egito.

Este feriado é móvel no calendário; acontece no mínimo em 22 de março e no máximo em 24 de abril. A quarta-feira de cinzas ocorre 46 dias antes da Páscoa e este meio tempo configura a quaresma.

Agora você deve perguntar: mas o que tem a ver o coelho, o ovo, o cordeiro e todos os outros símbolos? Confira abaixo o que significa cada um!

Ovo de Páscoa

O ovo simboliza o nascimento, o surgimento da vida e a origem do mundo. Os chineses tinham o costume de presentear os amigos com ovos coloridos durante a Festa da Primavera, entre março e abril. Os ovos de galinha foram sendo trocados pelos de madeira, prata, ouro, até chegarem aos de chocolate.

Coelhos

Os animais são conhecidos pela alta fertilidade de suas fêmeas. As grandes ninhadas dos coelhos simbolizam a ressurreição, que é a nova vida. Apesar de não botar ovos, o coelho assumiu o papel de produtor e entregador de Ovos de Páscoa nas lendas populares.

A cruz

Representa o sofrimento do Cristo morto e sua ressurreição. Ela não é só o símbolo da Páscoa, mas do cristianismo e da fé católica.

O pão e o vinho

São a vida eterna. Corpo e sangue, respectivamente, de Jesus, oferecidos na última ceia aos seus discípulos.

O cordeiro

É Jesus Cristo, o cordeiro de Deus, que se sacrificou pelo seu rebanho.

O círio

Uma grande vela que se acende na "Aleluia" e quer dizer "Cristo, a luz dos Povos". Nela estão inscritos Alfa e Ômega, que significam "Deus é o princípio e o fim de tudo".

Colomba Pascal

Em forma de pomba, representa a vinda do Espírito Santo. Isso porque a Bíblia conta que, quando João Batista estava batizando Jesus, o Espírito Santo apareceu como uma pomba.

 

Assinaturas


Assine

AbrilSAC

Clube do Assinante

Grupo Abril


Sobre Abril

Fale Conosco

Trabalhe Conosco

Anuncie

Licensing

Classificados

Outros Sites


iba

Brasil Post

Revistas e Sites

Vitrine de Ofertas