Abril id

SACAssineLoja
Revistas & Sites Apps Ofertas Últimas Notícias

Diversão

06/02/2007 - 17:20 (atualizada em 03/09/2008 23:29)

Biografia do Coldplay mostra o sucesso rápido da banda

Júlia Ferraz
Milhões de discos vendidos em todo o mundo é um número que qualquer banda gostaria de poder anunciar. Melhor ainda se esses números são referentes a apenas quatro álbuns - sendo que um deles ainda é uma compilação. Talvez tenha sido sorte, mas o fato é que a banda inglesa Coldplay conseguiu reconhecimento e apelo junto ao público já em seu primeiro lançamento, o álbum Parachutes. Foi com a música Yellow, lançada em formato single, que o grupo ficou conhecido dos ingleses - ela ficou em quarto lugar no ranking dos discos mais vendidos.

Isso impulsionou o álbum: quando Parachutes foi posto à venda, em julho de 2000, o CD estreou em primeiro lugar nas vendas.

Mas comecemos pelo princípio. O quarteto formado por Chris Martin (piano e voz), Jonny Buckland (guitarra), Guy Berryman (baixo) e Will Champion (bateria) é mais das bandas produto de universidades. Martin e Buckland se conheceram em 1996, logo nos primeiros dias de aula na University College London. Da amizade, surgiu o núcleo do que viria a ser o Coldplay.

Logo depois Berryman se juntou ao dois e o trio se apresentava como Pectoralz. No ano seguinte, teve seu nome mudado para Starfish.

Em 1998 chega o último integrante, Will Champion. Ele originalmente não tocava bateria e aprendeu o instrumento para entrar na banda, que logo em seguida foi batizada de Coldplay.

No mesmo ano o quarteto lançou seu primeiro EP, Safety, com apenas 500 cópias. Entre as que foram distribuídas a gravadoras e amigos, sobraram apenas 50 para a venda ao público. Ninguém poderia imaginar que este número se multiplicaria tanto.

Obra completa

Com contrato assinado (a gravadora era a Parlophone), em 1999 os integrantes da banda se concentraram em finalizar seu primeiro álbum, o tal do Parachutes. Que tinha uma venda esperada de 40 mil unidades. De julho a dezembro, foram registradas 1,6 milhão de cópias vendidas, apenas na Grã-Bretanha.

A esta altura alguém devia estar suspeitando do sucesso dos rapazes. E estava: o selo Capitol, da EMI, lançou o segundo álbum da banda A Rush of Blood to the Head, em 2002.

De novo o Coldplay tinha uma música que iria bombar. O hit Clocks fez a banda agora ficar mundialmente conhecida. In My Place e The Scientist, outras duas faixas do CD, também ajudaram.

Toda essa badalação transformou o Coldplay em uma banda de peso. Mesmo com apenas dois álbuns o grupo saiu em turnê pelos cinco continentes (foi quando passaram pelo Brasil pela primeira vez). O show em Sydney, Austrália, foi gravado e transformado no terceiro lançamento da banda, o CD e DVD Live 2003.

Em 2004, o grupo descansou da turnê e se pôs a trabalhar nas gravações do próximo trabalho. X&Y, lançado em junho de 2005, foi o álbum mais vendido daquele ano, com 8,3 milhões de cópias vendidas em todo mundo.

Novidades

O Coldplay prepara agora músicas para seu quarto álbum, que ainda não tem previsão de lançamento (mas deve ser em 2007). Na série de shows que farão no começo deste ano na América Latina os fãs podem esperar novidades, já que a banda vem mesmo com a intenção de testar esses novos trabalhos.

Depois dos shows no México, que acontecem nos dias 3 e 4 de março, o quarteto volta à Inglaterra para gravar em estúdio. Os fãs - e a gravadora - podem esperar outro sucesso de vendas por aí.

 

Assinaturas


Assine

AbrilSAC

Clube do Assinante

iba clube

Grupo Abril


Sobre Abril

Trabalhe Conosco

Anuncie

Classificados

Outros Sites


Brasil Post

Revistas e Sites

Vitrine de Ofertas