Abril id

SACAssineLoja
Revistas & Sites Apps Ofertas Últimas Notícias

Diversão

23/01/2007 - 21:27 (atualizada em 03/09/2008 23:28)

Conheça os personagens mais famosos do Carnaval brasileiro

Anita Martins
Pierrô
É personagem do estilo teatral Commedia dell'Arte assim como a Colombina e o Arlequim. Surgiu na França do século XIX. O serviçal vivia suspirando de amor pela Colombina, o que lhe fazia alvo de piadas. Sua atitude e sua imagem inspiraram os palhaços de circo.

Arlequim
Servo espertalhão, preguiçoso e insolente que se fazia de ingênuo. Costumava entrar em cena pulando, dançando e fazendo acrobacias. Sempre pregava peças nos outros e se livrava das confusões com sua agilidade.

Colombina
Criada tão bela e refinada quanto a filha do patrão, era pivô do triângulo amoroso que tinha ainda o apaixonado Pierrô e o malandro Arlequim. Para tentar conquistar esse último, a romântica Colombina cantava e dançava graciosamente nos espetáculos.

Rei Momo
No Brasil, o Rei Momo apareceu no carnaval carioca de 1933. A inspiração veio da mitologia grega, em que Momo era o deus da zombaria. A figura foi incorporada em festas romanas e orgias gregas. O escolhido era sempre alguém gordinho e extrovertido.

Rainha do Carnaval
Ela deve ser bela para reinar ao lado do Momo e abrir o carnaval com muita simpatia. Instituído em 1950, o concurso para Rainha era feito com votos vendidos. Só dez anos depois, a beldade da folia passou a ser escolhida por critérios de beleza.

Bate-bola / Clóvis
Eles andam em grupos e são o terror das crianças. Usam macacões, máscaras e chupetas. Levam uma varinha com uma bexiga amarrada para assustar os pequenos. A brincadeira era tradição nos antigos carnavais cariocas e ainda resiste em alguns lugares.

 

Assinaturas


Assine

AbrilSAC

Clube do Assinante

Grupo Abril


Sobre Abril

Fale Conosco

Trabalhe Conosco

Anuncie

Licensing

Classificados

Outros Sites


Loja Abril

iba

Brasil Post

Revistas e Sites

Vitrine de Ofertas