30/11/2006 - 20:27 (atualizada em 03/09/2008 23:27)
Winning Eleven 10 inova pouco, mas continua o favorito dos fãs de futebol
Guilherme Massa
O Winning Eleven, da Konami, é considerado o melhor game de futebol atualmente. Em sua décima versão, o jogo justifica a preferência da crítica e do público com um velho ditado dos boleiros: em time que está ganhando, não se mexe!
WE 10, que na Europa sai com o nome de Pro Evolution Soccer 6 (PES 6), não traz grandes novidades. A principal mudança está na jogabilidade, que foi ligeiramente piorada para obrigar os fãs a utilizarem as opções táticas adicionais. Agora, além de alterar as estratégias coletivas (como atacar pelas pontas ou jogar no contra-ataque), é possível dar instruções para cada jogador individualmente.
Os gráficos foram aprimorados, mas continuam distantes da maravilha visual que é o FIFA 07, fato que não chega a incomodar os gamers. "No Brasil, WE ganha disparado. A gente ouve o tempo todo dos gamers", conta Eduardo Trivella, editor da revista especializada em games Dicas e Truques Playstation.
Ao contrário do que se acredita, a série Winning Eleven não é a continuação de International Supestar Soccer, lançado para o Super Nintendo e o Nintendo 64. Apesar de serem da mesma produtora, a japonesa Konami, os games foram desenvolvidos por divisões diferentes da empresa.
No Orkut, a maior comunidade de amantes do game, "Viciados em Winning Eleven", foi aberta pelo estudante de Direito, Luciano Ramo, de 21 anos. "FIFA acabou se tornando uma versão de futebol virtual voltada especialmente para jogos on-line. Tem muitos bugs e as jogadas se repetem demais", critica Luciano.
O amor dos gamers pelo bate-bola eletrônico fez surgir a Confederação Brasileira de Futebol Digital e Virtual, com suas federações em cada estado. São Paulo é o estado mais forte, seguido pelo Rio de Janeiro.
O grande diferencial do Winning Eleven 10 continua sendo a jogabilidade