Abril id

SACAssineLoja
Revistas & Sites Apps Ofertas Últimas Notícias

Diversão

18/10/2006 - 13:30 (atualizada em 03/09/2008 23:36)

Scrapbook é a arte de fazer álbuns personalizados

Conheça a arte de guardar fotos com muita criatividade e capricho

Clara Quintela
Todo mundo quer guardar para a posteridade as lembranças de momentos importantes. Nascimento, aniversários, festas, viagem de férias... E o meio mais popular para preservar essas memórias ainda é a fotografia. Quanto mais importante for o acontecimento, maior o desejo de tornar essa lembrança ainda mais especial.

É por isso que o scrapbook tem se tornado cada dia mais e mais popular. A técnica - que mistura artesanato e hobby -é antiga. Começou nos Estados Unidos, Canadá e Austrália no século XIX, quando a fotografia era um produto caro. Hoje, essa técnica está se tornando uma mania entre os brasileiros.

Apesar do nome em inglês aparentemente complicado, scrapbook (scrap=recorte, book= livro: livro de recortes) nada mais é que a arte de montar álbuns personalizados de fotos. Em outras palavras, decoração. Você também pode escrever o que quiser para recordar os seus momentos. Aí vale tudo: escrever com colagem, com canetas coloridas.

Os materiais básicos para se fazer um scrapbook são um álbum, folhas de papel coloridas, adesivos, molduras, fita dupla-face ou uma cola branca sem ácido, para que a foto seja preservada por mais tempo. Quem quiser preparar um álbum mais elaborado pode usar fitas de cetim, ilhoses e o que a imaginação mandar.

O trabalho consiste em construir páginas combinando fotos com esse material, geralmente seguindo um tema. Também é possível criar cartões decorados, quadrinhos, objetos de decoração, livros de receita, mini-álbuns e convites usando as mesmas técnicas.

Para quem está começando, é bom ter à mão:
- Uma tesoura bem afiada;
- Papéis diversos, de preferência sem ácido (acid-free), que amarelam menos com o tempo;
- Estilete;
- Uma base para corte;
- Régua de metal;
- Fita dupla face (sem ácido);
- Fita banana (sem ácido);
- Cola (sem ácido);
- Fitas para decoração

 

Assinaturas


Assine

AbrilSAC

Clube do Assinante

Grupo Abril


Sobre Abril

Fale Conosco

Trabalhe Conosco

Anuncie

Licensing

Classificados

Outros Sites


Loja Abril

iba

Brasil Post

Revistas e Sites

Vitrine de Ofertas