Abril id

SACAssineLoja
Revistas & Sites Apps Ofertas Últimas Notícias

Mulher

30/09/2008 - 08:24 (atualizada em 30/09/2008 08:29)

Esfoliação deixa pele lisinha, mas não deve ser feita em excesso

Processo deve ser seguido de aplicação de óleo corporal para hidratar

Camila Rutka

Pele lisinha, sedosa e macia complementa qualquer look. Para garantir o toque aveludado, invista em uma boa esfoliação. “O processo renova a pele, estimula a circulação e clareia manchas”, explica a dermatologista Ada Regina Trindade de Almeida, de São Paulo.

O segredo, no entanto, para o resultado iluminado não se restringe em esfregar um produto esfoliante no corpo, e sim em hidratar a pele corretamente após o ritual. “A esfoliação remove células mortas, a camada córnea que retém água na derme”, diz Ada.

Para não obter o efeito inverso e ganhar uma pele áspera, o ideal é promover a esfoliação apenas uma vez na semana ou a cada 15 dias. “Em excesso e sem hidratação, ela pode até levar um quadro de ressecamento e coceira, o prurido asteatósico”, avalia a dermatologista.

O jeito certo
Com a pele úmida durante o banho, aplique um produto que contenha grânulos suavemente abrasivos para não agredir. Use uma esponja macia para fazer movimentos circulares e delicados na região.

Em seguida, a etapa obrigatória: passe um óleo hidratante para repor a água perdida do tecido. Entre embaixo do chuveiro apenas para retire o excesso do cosmético.

Use uma toalha felpuda para se secar, mas sem esfregar o corpo bruscamente. Veja aqui o passo-a-passo da esfoliação.

O que não falta no mercado são opções de sabonetes esfoliantes líquidos ou em barra. Tem para todos os gostos, com fragrâncias diversas e para áreas específicas, como pés e rosto. Confira aqui algumas opções de produtos com preços.

Receitinha para o rosto
Uma dica para fixar melhor a maquiagem e fechar os poros para tirar o brilho em excesso da pele é fazer uma leve esfoliação antes do make.

A receita caseira do Kyron Spa, de São Paulo, mistura duas colheres de sopa de suco de limão com uma colher de açúcar e um pouco de sabonete líquido para facilitar a aplicação.

“Faça movimentos circulares suaves para remover as células mortas e a oleosidade sem agredir a face. Enxágüe com água morna e remova muito bem a mistura, pois o resíduo de limão na pele em contato com o sol resulta em machas que demoram a sair. Por fim, passe pedrinhas de gelo no rosto para fechar os poros e aplique a maquiagem. É sucesso garantido”, ensina a esteticista Laine Fávaro.

 

Assinaturas


Assine

AbrilSAC

Clube do Assinante

iba clube

Grupo Abril


Sobre Abril

Trabalhe Conosco

Anuncie

Classificados

Outros Sites


Brasil Post

Revistas e Sites

Vitrine de Ofertas