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10/09/2008 - 09:01 (atualizada em 10/09/2008 09:30)

Exercite o corpo arrumando a casa

Tarefas domésticas ajudam a queimar calorias e tonificar músculos

Camila Rutka

Está sem tempo de ir à academia ou quer turbinar o treino em casa? Já pensou em passar aquela pilha de roupas a sua espera na lavanderia? Isso mesmo. As tarefas domésticas podem fazer parte de sua aula particular diária de ginástica sem precisar gastar um tostão por isso e, o que é melhor, torrando calorias, tonificando os músculos e, claro, deixando a casa um brinco.

Todas as atividades que envolvem a operação limpeza trabalham os músculos dos membros superiores, peitoral e dorsal por usar mãos e braços. Os movimentos de subida e descida, como estender roupas no varal, exigem esforços da musculatura do abdômen, panturilha, quadríceps, posterior de coxa e glúteos.

“É importante fazer alongamento de braço, punho, ombro e costas, antes e depois das tarefas que exijam mais de 30 minutos de esforço para evitar Lesões por Esforço Repetitivo (L.E.R.)”, alerta a personal trainer Silvia Garcia, professora da academia Bio Ritmo, de São Paulo.

Deixar o abdômen contraído ao realizar todas as tarefas pode render uma barriguinha definida. A contração proporciona tonicidade a região e ainda protege a coluna.

Confira abaixo as recomendações de Silvia Garcia para fazer os exercícios em casa sem provocar lesões. Veja os grupos musculares trabalhados, calorias perdidas e o equivalente das atividades na academia.

Lavar roupa
No tanque, o esforço é tremendo. Então, não deixe que o sacrifício seja em vão. Fique com o tronco ereto, deixe as pernas afastadas e os joelhos flexionados na linha dos pés. Mantenha o abdômen contraído. O tanque deverá estar na altura adequada, sem deixar os ombros encolhidos e nem o tronco curvado.
Para não exigir demais os músculos, descanse entre 30 segundos e 1 minuto a cada 10 peças lavadas.
Gasto calórico: 282 calorias
Músculos trabalhados: peitoral, dorsal, bíceps, tríceps, ombros e abdômen
Na academia: remo, flexão de braços, tríceps pulley e tríceps supinado

Varrer ou esfregar o chão
Mulher varre o chão / Foto: Getty Images

A vassoura deverá estar na altura adequada, para que o tronco fique reto e ombros alinhados. Mantenha o abdômen sempre contraído.
Gasto calórico: 175/185 calorias
Músculos trabalhados: dorsal, peitoral, ombro, bíceps e tríceps
Na academia: peck deck, elevação lateral

Lavar louça
Mulher lava a louça / Foto: Getty Images

Prepare-se para ter braços dignos daquela blusa tomara-que-caia. O ideal é alternar entre o braço esquerdo e direito para esfregar os objetos. Coloque metas e lave 10 pratos com a mão direita e 10 copos com a esquerda, por exemplo.
Gasto calórico: 161 calorias
Músculos trabalhados: pronação e supinação de ombro, rosca bíceps, rosca tríceps, rosca punho e rosca punho inversa
Na academia: elevação lateral, rosca bíceps e crucifixo

Estender roupas no varal
Sabe o exercício de agachamento? A idéia aqui é a mesma. Coloque as roupas em uma bacia no chão. Mantenha o tronco ereto e o abdômen contraído. Fique com as pernas levemente afastadas e os joelhos flexionados na linha dos pés. Usando as duas mãos, realize o movimento de abaixar para buscar as peças e levantar para estendê-las.
Gasto calórico: 100 calorias
Músculos trabalhados: abdômen, ombros, coxas e panturrilhas
Na academia: elevação frontal, elevação lateral, abdominais e agachamento

Limpar móveis
Mulher limpa janela / Foto: Getty Images

A faxina da mobília vai exigir que você levante e abaixe os braços. Mantenha o tronco ereto e o abdômen contraído. Para não deixar o tronco curvado ou os braços acima dos ombros por muito tempo, alterne a limpeza em móveis da parte térrea com os do alto.
Gasto calórico: 126 calorias
Músculos trabalhados: peitoral, ombro, bíceps e tríceps
Na academia: posterior de ombro cabo, elevação frontal de ombro, leg press e agachamento

Passar roupa
Faça da pilha de roupas mais uma aliada para o corpo enxuto. Abdômen, como sempre, contraído. A tábua deverá estar na altura adequada, sem deixar os ombros encolhidos e nem o tronco curvado. Alterne o uso dos braços para trabalhar os dois lados. A cada 15 peças passadas, que seria uma série de movimentos, descanse por 30 segundos a 1 minuto.
Gasto calórico: 140 calorias
Músculos trabalhados: peitoral, ombro, bíceps, tríceps coice e flexão tríceps
Na academia: peck deck, elevação lateral e frontal

 

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