Abril id

SACAssineLoja
Revistas & Sites Apps Ofertas Últimas Notícias

Mulher

19/08/2008 - 18:41 (atualizada em 03/09/2008 23:59)

Amor melhora a auto-estima do idoso

Sociedade tende a pensar que sexualidade não é um direito do idoso

Da Redação

Homens e mulheres que se conhecem depois de idosos e engatam um relacionamento formam um cenário cada vez mais comum no Brasil. Já que os brasileiros estão vivendo mais, pessoas com mais de 60 anos não mais hesitam em desfazer casamentos e recomeçar a vida.

Dados da última pesquisa populacional do IBGE (Instituto Brasileira de Geografia e Estatística), por exemplo, mostram que, em 2005, foram realizados 16.501 casamentos com pessoas de mais de 60 anos, mais do que o dobro de registros de 2002, quando o mesmo estudo foi realizado.

Para o pesquisador Thiago de Almeida, psicólogo da USP (Universidade de São Paulo), o amor entre os idosos esbarra em vários problemas. “Parece que a sexualidade não é um direito do idoso”, resume.

A sexualidade entre as pessoas com mais de 60 anos é negligenciada até mesmo entre profissionais de saúde, alerta Almeida. “E isso envolve todos os pontos do tema, como afeto, a vivência afetiva e até o prazer sexual”, detalha.

abril.com.br 

Mesmo fora do radar dos médicos e da família, os idosos buscam seus pares em lugares comuns entre eles, como bingos, bailes e locais de passeio. “Os idosos que se aventuram em uma relação amorosa só tem a ganhar. Há pesquisas que indicam que o amor é capaz até de melhorar o sistema imunológico do idoso. Sem contar no aumento do dinamismo e da auto-estima”, detalha Almeida.

Mesmo que o amor não esteja diretamente ligado ao sexo, o psicólogo indica que a relativização das práticas sexuais pode levar ao orgasmo. “Aprende-se a trocar carinho e a explorar zonas erógenas. Vale lembrar também que, quanto menor a expectativa, melhor pode ser o desempenho sexual. Se não há mais tanta cobrança quanto ao orgasmo ou à ereção, há mais chance de fazer novas descobertas”, finaliza Almeida.

 

Assinaturas


Assine

AbrilSAC

Clube do Assinante

Grupo Abril


Sobre Abril

Trabalhe Conosco

Anuncie

Classificados

Outros Sites


iba

Brasil Post

Revistas e Sites

Vitrine de Ofertas