17/10/2008 - 09:15 (atualizada em 17/10/2008 14:33)
Hábitos que favorecem o aparecimento da acne
Atitudes podem aumentar a produção de oleosidade e acentuar o problema
Da Redação
Cravinhos e espinhas não têm idade e nem hora para incomodar. Basta aquele pontinho aparecer na pele para destruir o visual. E o mal não afeta apenas os adolescentes. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, pelo menos 5% das brasileiras podem ter um problema grave de acne até os 35 anos de idade.
As causas podem estar ligada as alterações hormonais, ao estresse e a uma alimentação desregrada. A seguir, a revista ESTILO listou alguns hábitos que ajudam a barrar a produção de oleosidade e abre caminho para as inflamações.
1. Espremer ou ficar cutucando cravos e espinhas é a última coisa que você deve fazer para se ver livre deles. Além de marcar a pele, as unhas podem levar mais bactérias até os poros, gerando ou potencializando a inflamação no local. Se um ponto amarelado ou vermelho surgir bem no dia daquele compromisso inadiável, lance mão de géis ou lápis secativos para disfarçá-lo e, ao mesmo tempo, fazer com que regrida.
2. A aplicação de um protetor solar é fundamental, já que a pele com acne é propensa a se manchar. Porém, você deve ficar atenta à textura e à composição do produto para que ele não piore a situação, obstruindo os poros. Prefira as versões mais leves, de rápida absorção e livres de óleo. Uma boa dica é procurar pelas expressões oil-free e não comedogênico nas embalagens.
3. De acordo com alguns estudos, alimentos com alto índice glicêmico, como o pão francês, açúcar branco refinado, massas, biscoitos e chocolates agravam o problema. Segundo a dermatologista Daniela Gobbato, outras pesquisas também apontaram que a vitamina B12, presente em suplementos vitamínicos e bebidas energéticas, piora o quadro. Por fim, fique de olho na fritura. Comida gordurosa pode fazer com que a pele também fique com mais oleosidade e, assim, produza nova erupções de inflamação.
4. Dormir com o rosto maquiado favorece o acúmulo de sujeira e de gordura nos poros, facilitando a ação de bactérias. Mesmo que o sono e a preguiça sejam infinitos, jamais deixe de remover base, pó & cia. limitada – use no mínimo um bom lencinho umedecido para retirar o make antes de ir para a cama.
5. Manter a pele limpa é fundamental para evitar erupções. “No entanto, exagerar na dose pode causar o chamado efeito rebote: as glândulas sebáceas passam a produzir mais gordura para repor aquela que foi removida com o excesso de limpeza”, esclarece a dermatologista Patricia Rittes, de São Paulo, especialista em dermatologia cosmiátrica. “Lavar o rosto duas vezes por dia, pela manhã e à noite, é mais do que suficiente”.
6. Usar franja pode ser um problema para quem tem a pele oleosa. Nessas pessoas a chance de as glândulas sebáceas do couro cabeludo estarem produzindo gordura em demasia é grande, e esse excesso pode deslizar pelo cabelo e acabar transferido para a testa. “Para que isso não ocorra, utilize um xampu que controle a oleosidade”, aconselha a dermatologista Raquel Vieira Machado, de Belo Horizonte.