Notícias

28/08/2008 - 16:40 (atualizada em 04/09/2008 00:01)

Secretaria de Segurança do Rio adquire caveirões mais modernos

Veículos são equipados com ar-condicionado e suportam disparos de armas calibre ponto 30

Da Redação

A Secretaria de Estado de Segurança do Rio de Janeiro adquiriu sete novos veículos blindados para a Polícia Militar e dois para a Polícia Civil. Conhecidos como "caveirões", por estamparem a caveira cravada por uma faca, símbolo do Bope (Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar), esses veículos comportam 20 policias e suportam um peso de até 15 toneladas cada um.

Equipados com ar-condicionado, os caveirões custaram R$ 3.627.990 aos cofres públicos e serão usados nas mais diversas situações, como em operações contra o tráfico de drogas nos morros. "Constatamos a necessidade de adquirirmos viaturas com equipamentos e acessórios específicos que atendam às exigências técnicas e táticas das ações em áreas de alto risco", afirmou o comandante do Bope, tenente coronel Alberto Pinheiro Neto.



Os carros têm capacidade para suportar disparos de armas calibre ponto 30 e têm motor de seis cilindros com 180 cavalos. "É indispensável a presença de blindados mais ágeis, com locomoção e dirigibilidade mais próximos dos veículos convencionais.", disse o chefe da Coordenadoria de Recursos Especiais da Polícia Civil (CORE), Rodrigo de Oliveira.

Os veículos possuem vidros com 56 milímetros de espessura, isolamento térmico e pára-choques dianteiro e traseiro que facilitam a passagem por lugares de difícil acesso ou em que ele tenha sido dificultado por traficantes.

A data em que os novos caveirões serão colocados em uso ainda não foi definida pela Secretaria de Segurança. Na próxima segunda-feira (1), eles serão adesivados com os símbolos das corporações para as quais serão encaminhados.

 
copyright © Editora Abril S.A. - todos os direitos reservados

Sites Abril

| ExpedienteEspeciaisGuia de navegaçãoHomeMapa do sitePassaporte AbrilPolítica de privacidade

| Grupo AbrilAbout AbrilAnuncieAssinantesFale conoscoNewsletterTrabalhe conosco

Copyright © 2009, Abril Digital - Todos os direitos reservados