Página Inicial > Viver a Vida - Novela das oito > Globo é chamada para audiência sobre crianças nas novelas

Globo é chamada para audiência sobre crianças nas novelas

Foto: Divulgação/Globo

Foto: Divulgação/Globo

A Rede Globo foi chamada, na última quarta-feira (10), para uma audiência com o Ministério Público do Trabalho do Rio de Janeiro, em que foram tratadas questões relacionadas ao trabalho de atores mirins na emissora. A novela “Viver a Vida”, que conta com a pequena Klara Castanho (Rafaela), foi um dos assuntos, de acordo com a Central Globo de Produção.

De acordo com o comunicado, Rafaela não foi impedida de fazer suas “vilanias” na trama e, também, foi fixado um novo prazo para a discussão interna do assunto na emissora.

Saiba tudo que rola em “Viver a Vida” pelo Twitter
Abril.com no Facebook: tudo sobre Esportes, Diversão, Notícias e Comportamento

  1. roberval vieira de freitas
    11, março, 2010 em 16:07 | #1

    Se a pequena atriz da Rede Globo fosse qualquer uma outra crinça da periferia das cidades brasileiras estava assim de autoridades atrás de seus pais,sob o pretexto de proteger a infância.Incluisive sob o pretexto de que ” trabalho infantil” é crime e a ameaça de Conselhos Tutelar. Dependendo do patrão tudo pode. A exposição de crianças como adultos em novelas, desfiles,tem inspirado junto a juventude brasileira tudo isso que estamos vendo Brasil a fora. É só ler e assistir o noticiário policial. Roberval Vieira.ITACOATIARA-AM. RG.157.945-SESEG AM

  2. tessália
    11, março, 2010 em 16:44 | #2

    Nada a ver esse comentário Roberval … ¬¬’

  3. OTAVIANO
    11, março, 2010 em 16:58 | #3

    TUDO A VER…
    TUDO OQ VIVEMOS HOJE REFLETE A ANTECIPAÇÃO DA VIDA ADULTA A CRIANÇA…
    CRIANÇA DEVE SER TRATADA E VIVER COMO UMA CRIANÇA…
    TODOS OS HABITOS E COSTUMES DO UNIVERSO ADULTO HOJE SÃO TRANSFERIDOS AO UNIVERSO INFANTO JUVENIL, SENDO QUE A PSIQUÉ DE UMA CRIANÇA OU JOVEM NÃO TEM A MINIMA CONDIÇÃO DE DISCERNIMENTO ENTRE FANTASIA E REALIDADE…A RESPOSTA INFANTIL A TUDO ISSO É NADA MENOS DO QUE REVOLTA QUANDO COBRADOS SUAS AÇÕES EM RELAÇÃO A REALIDADE OBJETIVA.
    POR ISSO HOJE VEMOS TANTAS MENINAS GRAVIDAS AOS 12, 13 ANOS E RAPAZES ADOLESCENTES TÃO SEM NOÇÃO OU SENSO DE REALIDADE, BEBENDO E SE DROGANDO…
    TODO O CONTEXTO DA TÃO ACLAMADA E ENDEUSADA SOCIEDADE MODERNA E A MAIOR PROVA DE QUE SISTEMA ESTA FALIDO…UM TIRO QUE SAIU PELA CULATRA!!!

  4. Iara
    11, março, 2010 em 18:58 | #4

    Acho errado criança trabalhando na globo ou em qualquer outra coisa , primeiro pq os pais são quem ganham…esta historia de colocar na poupança pra mim não cola….outra coisa de pequenos são engraçadinhos bonitinhos etc e tal.crescem ficam feinhos e viram a Narjara Turetta….que acha que pq trabalhou de criança tem q ser atriz pra sempre……ela é um bom exemplo do q não deve ser feito com criança e o estrago q faz. A tal da Maisa é outra sem noção …..e os paia tb….depois cresce e encomoda pa de pequena é engraçada qdo cresce vira mau criada.

  5. BUCETILDES
    11, março, 2010 em 19:21 | #5

    Só tem filósofo aqui!! Ai ai ..Ui ui…fitifiu!!!!

  6. hERLA
    11, março, 2010 em 20:14 | #6

    claudia como voçe se sente fazendo o papel de rafaela na novela viveravida.

  7. ana flavia
    11, março, 2010 em 20:48 | #7

    acho que cada um cuida do seu filho como acha q deve!!!!
    eu acho certo criança trabalhar pois assim nao ficam vagabundando ou passando o dia inteiro em internet antigamente criança trabalhava e nenhuma morria por isso.
    e por isso q hj em dia tem muito marginal nas ruas..

  8. rosangela
    12, março, 2010 em 08:30 | #8

    Acho que qd colocamos uma criança como Rafaella em uma novela,primeiro vamos ver o horario da novela,se todos as crianças podem assistir.
    Creio eu que viver a vida mostra a realidade das crianças hoje,não vamos joga nas emissoras a culpa de muitos pais não saber conduzir seu filho a uma educação.Pois tudo que passa na televisão é realidade da vida real,vamos ter um censo e deixa de criticar as emissoras.Amo a novela sei bem diferenciar e nunca interfira na minha cabeça ao criar meus filhos.

  9. Sandrelly
    12, março, 2010 em 16:28 | #9

    Na minha opinião, não é muito bom uma criança fazer um papel de vilã, pois isso pode causar algum dano a mesma, existe adulto que imitam atores no jeito de sentar, falar, procedimentos etc, tendo uma opinião formada, imaginem uma criança?! E o horário que passa a novela, nem todas as crianças estão dormindo, muitos pais compartilham com os filhos o que assistem, porém sabendo que realmente existe criança igual a “Rafaela”, mas não é por causa disso que vai exibir uma criança com aproximadamente 8 anos de idade fazendo um papel de vilanzinha!

  10. consolação de m. coelho ortegal
    12, março, 2010 em 17:35 | #10

    12,março,2010
    Na minha opinião,não acho nada demais, colocarem crianças nas novelas,é por isso que hoje em dia as crianças em não podem ajudar os pais, e trabalharem é que a marginalização e as drogas estão dominando as crianças e adolescentes, tem muitas coisas mais graves que merece ser tomadas as providencias nas novelas e ninguém comenta…dou maior dez nessa novela viver a vida,pois não tem tanta maldade agente se diverte bacana.
    Balsas-Maranhão

  11. eva maria de queiroz
    12, março, 2010 em 20:41 | #11

    eu acho um absurdo está garota fazer um papel assim ela trabalha muito bem mais ela fazendo ameaças para a helena da aquele jeito parece um terorzinho eu gosto muito de crianças nas novela mais uma papel mais malhavel não do geito que rafaela faz em agumas cenas da novela,

  12. Átila
    13, março, 2010 em 11:13 | #12

    gente o q tem de mais na menina fazer novela, ha isso é esse pessoal de justiça q querem aparecer e nao tem mais nada o q fazer e ficam ai tentando tirar a felicidade e futuro brilhante da menina.

  13. alexandrda
    13, março, 2010 em 12:38 | #13

    Na minha opinião,não acho nada demais, colocarem crianças nas novelas,é por isso que hoje em dia as crianças em não podem ajudar os pais.

  14. carlos
    13, março, 2010 em 14:21 | #14

    Isso mostra que no brasil tem justiça sim,essa novela da um show de imoralidade, como se deve adulterar,fornicar ,matar ,roubar,e, como nao bastasse , agora estao querendo precosemente ensinar as nossas crianças o que o ser humano tem de pior; o tumor, o cancer da malicia,da maldade, da crueldade,da lascivia etc… a minha opiniao e que as emissoras ofereçam oportunidades as crianças em programas infantis e educativos. familias brasileiras nao deixem que pessoas que muitas das vezes nem filhos tem , educarem os seus, mostrando o que essa sociedade hipocrita tem de pior. no meio das maselas, eles sempre colocam algumas coisinhas boas pra enganarem as pessoas mais sensiveis e displicentes. que deus os abençoe.

  15. Marcia
    13, março, 2010 em 14:49 | #15

    Acho de um mal gosto crianças atuarem em novelas de horario nobre há não ser que seja com papeis de causas nobres algumas que já assisti. Mas o caso da Rafaela é muita falta de respeito com os mais velhos , gente o exemplo aonde fica?Não são os exemplos que as crinças seguem?As inversões de valores estão muito claras em atitudes que a menina se coloca,quem é a mãe?As crinaças estão virando adultos cedo demais e sem qualquer critério e fundamento.Sera então que não seria melhor que elas tambem não pudessem arcar com as consequencias por que se algo de ruim acontecer os pais é que respondem por elas.Bom fica aí o uqe acho e que DEUS nos ajude.

  16. danielle
    13, março, 2010 em 15:07 | #16

    A rafaela tem que falar o que sabe em relação ao Marcos e a mãe dela.

  17. joselma
    13, março, 2010 em 15:10 | #17

    eu nao concordo com a atitude de marcos com helena depois que acabou o relacionamento com sua es mulher agora quer voutar e acho feio da parte de jorge ficar com siumes do seu irmao com luciana .bom ele nao deu valor a ela depois do assidente entao perdeu tem que se contentar,……valeu

  18. wanessa aguiar
    13, março, 2010 em 15:15 | #18

    olha eu nao tenho nada contra a novela mais e so o papel da rafaela

  19. wanessa aguiar
    13, março, 2010 em 15:23 | #19

    wanessa aguiar :
    olha eu nao tenho nada contra a novela mais e so o papel da rafaela que e muito mais muito feio quem escreveu essa novela e doido pisicopata maluco e o papel da helena da novela ta orrivel e do marcos pior ainda!!!

  20. Angela
    13, março, 2010 em 16:39 | #20

    Eu não tenho nada contra ao procedimento da garota Rafaela, pois a criança esta atuando ao seu papel na novela, e creio que isso venha a mostrar para nossas crianças o que é certo eo que é errado, Os juizes devem se preocupar é com as crianças que sofrem a violência do corpo dentro de sua própria casa e no mundo : não esqueça que a Novela é VIVER A VIDA meu amigo.

  21. Angela
    13, março, 2010 em 16:48 | #21

    Eu não tenho nada contra ao procedimento da garota Rafaela, pois a criança esta atuando ao seu papel na novela, e creio que isso venha a mostrar para nossas crianças o que é certo eo que é errado, Os juizes devem se preocupar é com as crianças que sofrem a violência do corpo dentro de sua própria casa e no mundo : não esqueça que a Novela é VIVER A VIDA m

  22. paula
    13, março, 2010 em 21:26 | #22

    EU acho uma ignorancia essas autoridades que em vez de se preocupar com as crianças, que estão nas ruas usando craques, ficam se preocupando com crianças que estão se preparando para o futuro! Se liga Brasil………..

  23. paula
    13, março, 2010 em 21:43 | #23

    Outra coisa que eu acho de uma tremenda ignorancia é pessoas que confundem talento com beleza, como foi o caso de uma leitora que fez um comentario anterior. No mundo em que vivemos materialismo e coisa do passado,não adianta ter uma carinha bonita,porque se não ter talento o resto é descartave!!!!!!!!!!!

  24. Norma Guedes
    14, março, 2010 em 00:23 | #24

    Sou totalmente contra a forma como a personagem está sendo moldada pelo autor. Na vida real, o psicológico desta criança pode não acompanhar o pensamento e sentimentos do autor e, posteriormente, comprovadamente, gerar cconflitos internos quando adulto. Afinal,a menina-atriz, ainda é uma criança em formação familiar e educacional, onde estão sendo trabalhados sentimentos voltados para o seu crescimento psicológico e social. Como o ator precisa estar concentrado na sua fala, certamente, deverá ter discernimento entre o que é real e o que não é verdadeiro. E acredito que não seja o caso desta atriz-mirim, por se encontrar ainda em sua devida formação omo ser humano. Por isto, fica difícil respeitar a cena.

  25. Florência Soares
    14, março, 2010 em 10:47 | #25

    AS autoridades devriam se mobilizar mais, em relação ao sério proplema que vem a contecendo em relação aos jovem está cada vez mais se a fundando nas drogas em vez de tá se preocupando com bobagem, a personagem Rafaela tem pai e mÂe e que com ceteza sabem o que é melhor para ela,quando eles perceber que o trabalho está a trapalhando á vida dela com certeza eles vão saber tomar as providências cabivés, e não vão deixar nada prejudicar o desenvolvimento de sua filha.

  26. LUCIENE
    14, março, 2010 em 16:00 | #26

    EU ACHO SUPER LEGAL CRIANÇA TRABALHAR DE CEDO POIS NAO FICA PENSANDO BESTEIRA, O TRABALHO DA RAFAELA E MUITO LEGAL.

  27. raquel
    14, março, 2010 em 16:46 | #27

    ADORO O TRABALHO DA MENINA RAFAELA… SOU SUA FÃ NUMERO 1°RAFA.

  28. ALEX
    14, março, 2010 em 17:19 | #28

    ADOROARAFAELA,ADORO O TRABALHO DELA !

  29. Elidaise Silva Almeida
    14, março, 2010 em 18:44 | #29

    adoro a novela!!!! não perco nenhum capítulo…. e bom assistir novelas assim de qualidades!!! e com otímos atores…

  30. Norma Guedes
    14, março, 2010 em 22:07 | #30

    É por isso, que são gerados dentro de casas tantos pequenos monstros…

  31. Ricardo
    15, março, 2010 em 01:24 | #31

    Totalmente pertinente a ação do Ministério Público. A personagem da pequena atriz Rafaela é muita má para uma criança de verdade. Crianças não agem com toda essa maldade e toda essa maquinação que o autor quer repassar na personagem. Desperta em adultos e jovens ódio de uma criança e o público brasileiro não sabe discernir as diferenças.

  32. Leda Renata Junqueira
    16, março, 2010 em 10:06 | #32

    Gostaria de saber, porque não indica uma órtese para a Luciana, já que a evoluçaõ está sendo tão rápida? “Queria essa fisio em minha equipe.”

  33. Cleuza
    16, março, 2010 em 12:12 | #33

    Eu, particularmente não gosto do papel da Rafaela, mais daí a justiça querer processar a globo por causa do papel dela, porque a justiça brasileira não vai para as ruas ver as crianças que o governo dar bossa família que estão todas é usando drogas e as mãee não trabalham por causa dessa miséria que nossos governantes dão como cala boca do povo pobre desse país de politicos que só querem ter proveitos.
    Eu desde nova que trabalho e meus irmãos sempre meu pai colocou para aprender uma profissão, e hoje são pessoas de bem, enquanto desde que a justiça começou a se meter na criação dos filhos dos outros que tudo virou bagunça.

  34. fernando
    18, março, 2010 em 22:36 | #34

    se a justiça não agir vai piorar e o que ja euma pagunça vai se torna o terror.

  35. claudia
    4, abril, 2010 em 14:34 | #35

    eu acho orrivel o papel dela parece de uma mosca veia

  36. Adriene
    18, abril, 2010 em 10:50 | #36

    nossA nada ver chamar a globO para uma audiencia! sem noção isso…
    nao faz nem sentido!

  37. rafaela
    17, junho, 2010 em 22:02 | #37

    gostei DA foto charaaaaaa!!! eu sou sua fan tá rafinha…BEEEEEEEIJÃOOOOOOOOO!!! RAFAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!!!!!!!!!!!

  38. Victoria
    26, julho, 2010 em 11:13 | #38

    Eu amei o papel da luciana ela imterpretou uma TETRAPLEGICA muito bem em VIVER A VIDA eu sou fa da Luciana (Aline Morais) um abraço e um beijo para todas as pessoas que fizeram VIVER A VIDA o meu sonho é fazer uma novela com a Aline Morais um beijo muito especial para voce Aline e um abraço para Matheus Solano amo voces ♥♥♥

  39. Victoria
    26, julho, 2010 em 11:14 | #39

    @rafaela
    obrigada chara rafaela

  40. gabriel satiago serafim
    16, novembro, 2012 em 08:48 | #40

    tenho 9 anos o meu sonho e ser ator eu sempro digo pra minha mãe eu acho uma carreira boa de seguir eu sei tanbem vai a cabar vai acabar mas se voces tive quue mimi chama e so liga 97193288

  41. gabriel satiago serafim
    16, novembro, 2012 em 08:48 | #41

    oi me avizem ta

  42. mabilyn
    8, janeiro, 2013 em 09:54 | #42

    queria muito participar de uma novela se DEUS QUISER VOCÊS VÃO ME CHAMAR tenho 10 anos meu numero e 32279315

  43. mabilyn
    8, janeiro, 2013 em 09:57 | #43

    ola

  44. mabilyn
    8, janeiro, 2013 em 10:14 | #44

    PESSOAL DA REDE GLOBO PEÇO A VOCÊ SE FOR DA VONTADE DE DEUS QUE EU POSSA PARTICIPAR DA PRÓXIMA NOVELA QUE VOCÊ VAI ESCREVER SUAS NOVELAS SÃO ÓTIMAS.TENHO 10 ANOS E ESSE É UM DOS MEUS MAIORES SONHOS E SER ATRIZ TENHO MUITA FORÇA GARRA PARA VENCER NA VIDA POR ISSO ME DE ESSA CHANCE PEÇO EM NOME DE JESUS :) QUE DEUS TE ABENÇOE BEIJOS ATE BREVE. MEU NUMERO É:32279315 / 97950514

  45. mabilyn
    8, janeiro, 2013 em 10:15 | #45

    SE VC NAO ME CHAMAREM EU VOU ENTENDER :(

  46. julia lessa do carmo almeida
    21, julho, 2013 em 12:03 | #46

    eu acho que vcs devem me chamar eu tenho talento mas vcs que sabem thauthau

  47. 21, julho, 2013 em 12:12 | #47

    oi vcs devem me chamar eu tenho talento mas vcs que sabem tenho 9 anos meu numero é :9627-78793
    thauthau

  48. 21, julho, 2013 em 12:14 | #48

    opis o numero é962773974

  1. 16, março, 2010 em 07:13 | #1