Página Inicial > Carnaval Rio de Janeiro, viradouro > Viradouro cai para o Grupo de Acesso após 20 anos

Viradouro cai para o Grupo de Acesso após 20 anos

Foto: Reuters

Foto: Reuters

A tradicional escola Unidos do Viradouro, de Niterói, foi rebaixada para o Grupo de Acesso do Carnaval do Rio de Janeiro após 20 anos no Grupo Especial.

Com o enredo “México, o paraíso das cores sob o signo do sol”, dos carnavalescos Júnior Schall e Edson Pereira, a Viradouro não conseguiu agradar os jurados e levou as piores notas do Carnaval 2010 do Rio de Janeiro, somando apenas 290,50 pontos.

Antes do Carnaval, a escola causou um burburinho para escolher sua nova Rainha de Bateria, já que Juliana Paes e Juliane Almeida renunciaram o posto. Até a cantora mexicana Thalia chegou a ser cogitada para a posição, mas no final quem desfilou a frente da bateria foi a pequena Julia Lira, de sete anos, filha do presidente da escola.

Quem ficará com o lugar da Viradouro no Grupo Especial é a São Clemente, campeã do Grupo de Acesso com o enredo “Choque de Ordem na Folia”.

Conheça os enredos das escolas do Rio de Janeiro

+ Chiclete no celular: envie CB para 22745

Fique por dentro de tudo sobre a folia
Carnaval 2010: confira especial do Abril.com
Abril.com no Facebook: tudo sobre Esportes, Diversão, Notícias e Comportamento

  1. alex sod
    17, fevereiro, 2010 em 19:46 | #1

    Ainda bem que a cantora thalia não aceitou o convite!!!para ser a madrinha de bateria da viradouro, e com certeza ficaria frustrada com a maneira que foi conduzido o dsesfile, seu país é tão rico em diversidade quanto o Brasil, dessa vez viradouro ficou devendo!!abraço!!

  2. Rogério
    17, fevereiro, 2010 em 19:47 | #2

    Sou de Niterói e apaixonado pela Viradouro, mas reconheço o resultado pois a escola fez um péssimo desfile. Samba horrível, enredo que não empolgou e fantasias e carros alegóricos feios. O presidente da Viradouro deve ser responsabilizado por este desastre, pois não foi falta de dinheiro.

  3. andrea
    17, fevereiro, 2010 em 21:00 | #3

    concordo com o rogerio,foi o pior desfile.fiquei esperando pra ver e tive um choque ao ver a escola tao pobre.o sr marco lira e o unico responsavel por isso. onde ja se viu policial militar, presidente de escola de samba.nao falta dinheiro….

  4. MARCO
    17, fevereiro, 2010 em 21:18 | #4

    ao sr. marco lira
    a Viradouro é muito importante para ser coduzida dessa maneira!!!!
    desfilo na bateria da viradouro desde 1991 com o enredo dercy gonçalves e nunca vi a viradouro está tão desorganizada desta forma, sem um harmonia que pode falar pela escola como há época tinha o jorginho e depois o guilherme que conduzia todo ensaio da quadra, e não um presidente inoperante que só pensa em promoção pessoal e político em ficar a presentando candidatos políticos nos ensaios da viradouro.
    A comunidade foi usada veementemente,mas a Instituição Unidos da Viradouro e a comunidade é mais importante que sonhos mesquinhos e ideais maldosos de presidentes como este, em ainda dizer que gastou 7 milhões, isso só pode ser piada!!!!!!!!!!
    É lamentável eu estar aqui fazendo este tipo de comentários, quando queria eu estar na quadra curtindo com um capeonato ganho, mas isso não foi possível pois vimos uma escola desorganizada , sem investimentos, sem comprometimento, entrega de fantasias desorganizadas, venda de fantasias e deixando a cominidade sem fantasias….
    Chegaaaaaaaaaa!!!!!!!!!
    Queremos um presidente que tenha comprometimento com a viradouroe que não fique fazendo loby para promoção pessoal e político, isso é desrespeito com a comunidade.
    FORA!!!!!!!!!! MARCO LIRA
    `FORAAAAAAAAAAA
    FORA

  5. Flávio Pimenta
    17, fevereiro, 2010 em 22:02 | #5

    Acredito que o problema da Viradouro está na falta de criatividade dos carnavalescos em fazer o carnaval desse ano, pois México é um tema maravilhoso e vasto, porém não foi bem explorado, é uma pena a Escola cair, espero como torcedor da Escola que em 2011, mude os carnavalescos e a Escola venha pra vencer o grupo A e se manter denovo de onde jamais deveria ter saido que é no Grupo Especial.

  6. Sérgio
    17, fevereiro, 2010 em 22:04 | #6

    sou de Brasília e fã da viradouro mais fiquei decepcionado com o desfile da VIRADOURO parecia escola de grupo de acesso. Esse PRESIDENTE conseguiu acabar com a escola que ja teve nomes como DOMIGUINHOS, MESTRE CIÇA e o CAMPEÃO desse ano pela tijuca PAULO BARROS e nem RAINHA DE BATERIA que sempre foi um destaque da escola esse ano teve, porque esse presidente afugentou com todo mundo eu acho que a comunidade tinha que afungentar era com ele da escola, comunidade, samba, carnaval. parabens a comunidade e que voltemos com tudo ano que vem…………

  7. bebel
    17, fevereiro, 2010 em 22:53 | #7

    estou triste,sinto falta domestre ciça,joãozinho,max,paulo barros.foi lamentável o desfile.dizem que time que esta ganhando não se mexe,marcos liraporque tantas mudanças,deixe umpouco a políticade lado,a escola é do povo e acredito que estão chorando e comvergonha.

  8. juju
    17, fevereiro, 2010 em 23:14 | #8

    O presidente da escola gastou sete milhores em outra coisa … no desfile eh que não foi!Os Carnavalescos não tiveram recursos pra dar o acabamento as alegorias e fantasias.Uma pena…

  9. veronica
    17, fevereiro, 2010 em 23:45 | #9

    Solução ,FORA LIRA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!SE ESTÁ COM PROBLEMAS NA LIGA ,PEGUE SEU BANQUINHO E SUMA.Pois a comunidade não merece pagar pelos seus erros.Comunidade no barracão a espera de fantasias q não estavam prontas, é o fim.

  10. 18, fevereiro, 2010 em 01:50 | #10

    “HOJE O AMOR ESTÁ NO AR” QUEM Ñ SE LEMBRA DESSE ENREDO CAMPEONISSIMO DE JOAZINHO 30?
    HJ POSSO DIZER QUE QUEM DEVIA SAIR DO AR SERIA ESSE CARNAVALESCO FANFARRÃO…

  11. viviani
    18, fevereiro, 2010 em 09:37 | #11

    Sou de Niterói é lamentável ver minha escola que amo descer dessa maneira depois do presidente receber 7 milhões disse o próprio .Ele pode ter recebido 7 milhões mas aonde que ele investiu??? Fala serio!!!!Fora família Liraaaaaaaaaaa vcs não merece esse posto ,isso aí é para o povão !!!!!!!Eu estava lá e vi a porcaria de desfile!Viradouro e sinonimo de brilho alegria mulhes bonitas homens bonitos e samba no pé .Não isso que vi carros mal acabados ,fantasia sem brilho ..etc e ele ainda investiu 7 milhões kkkkkkkkkkkkkkkkkk.

  12. caio
    18, fevereiro, 2010 em 13:24 | #12

    FORA LIRA!!!!!!!!!!!!VC ESTRAGOU A NOSSA LINDA ESCOLA!!!!!!!!COMO PODE UMA PESSOA DESTRUIR UMA ESCOLA EM POUCOS ANOS!!!!!MESTRE CIÇA,JULIANA PAES,JOAOzINHO 30,PAULO BARROS,LUMA DE OLIVEIRA……………..
    q SAUDADES q SINTO DO MONASSA!!!!!!FAMILIA MONASSA E LUMA JA A FRENTET

  13. caio
    18, fevereiro, 2010 em 13:26 | #13

    FORA LIRA!!!!!!!!!!!!VC ESTRAGOU A NOSSA LINDA ESCOLA!!!!!!!!COMO PODE UMA PESSOA DESTRUIR UMA ESCOLA EM POUCOS ANOS!!!!!MESTRE CIÇA,JULIANA PAES,JOAOzINHO 30,PAULO BARROS,LUMA DE OLIVEIRA……………..
    q SAUDADES q SINTO DO MONASSA!!!!!!FAMILIA MONASSA E LUMA JA A FRENTE DA VIRADOURO!!!ESSA MARAVILHOSA ESCOLA DE SAMBA PRECISA DE VCS!!!!!!

  14. Lucas Souza
    18, fevereiro, 2010 em 13:58 | #14

    Eu sou fã da Viradouro desde que ela homenagiou Belém do Pará, e eu sou de Belém. Desde então eu torço pra Viradouro sempre, quase todas as vezes ela foi ótima, com uma grande criatividade. Mas esse ano, o que aconteceu? A escola não foi ruim, foi ridícula, uma coisa sem graça que dava até sono, além de tudo colocaram aquela muleca feia e sem graça pra desfilar que foi o que afundou mais ainda, da Juliana Paes a essa menina. A Viradouro prescisa mudar seus dirigentes urgentemente se não nem em 2012 ela sobe pro grupo especial.

  15. sergio almeida
    18, fevereiro, 2010 em 19:15 | #15

    Não adianta chorar o leite derramado, agora é olhar para frente e trabalhar para a próxima vez! Não esquecendo que o que faz funcionar a engrenagem de qualquer coisa e o conjunto geral das coisas, principalmente aquilo que talvez tenha sido o grande diferencial da unidos da tijuca nos últimos carnavais ” a humildade”, e procurar sempre ouvir e aceitando todos aqueles que “verdadeiramente” possam ajudar de alguma forma.

  16. sergio almeida
    18, fevereiro, 2010 em 19:20 | #16

    sergio almeida :Não adianta chorar o leite derramado, agora é olhar para frente e trabalhar para a próxima vez! Não esquecendo que o que faz funcionar a engrenagem de qualquer coisa é o conjunto geral das coisas, principalmente aquilo que talvez tenha sido o grande diferencial da Unidos da Tijuca nos últimos carnavais ” a humildade”, e procurar sempre ouvir e aceitando todos aqueles que “verdadeiramente” possam ajudar de alguma forma.

  17. luizbraga
    18, fevereiro, 2010 em 23:32 | #17

    @sergio almeida
    E Verdade. ” concordo com o seu ponto de vista. humildade acima de tudo, saber escultar ” principalmente quando não se entende de carnaval, o caso do Sr Presidente da Viradouro.

  18. luizbraga
    18, fevereiro, 2010 em 23:58 | #18

    Carissimo Sr Presidente da Unidos do Viradouro,
    Vossa Senhoria, como principal cabo eleitoral de sue filho não conseguiu elege-lo vereadorficando com 1.395votos. Como dirigente da viradouro levou- a para o grupo de acesso, agredito se vossa senhoria continuar afrente de nossa agremiação, que era unica refêrencia de niterói no grupo especial. teremos que novamente voltar a desfilar na rua da Conçeição. Surgiro a Vssa sra, que volte às suas atividades policial, que certamente , será de mais vália para a população de Niterói e para o Est. do Rio. pense nisso de uma forma positiva.

  19. leon
    19, fevereiro, 2010 em 05:01 | #19

    Há muito tempo não via a Viradouro com um desfile tão ruim,não sei o que aconteceu pra ficar tão inferior aos outros anos,por pior que tenha sido eu não esperava que a Viradouro fosse cair esse ano sinceramente,a Juliana Paes é sempre uma presença marcante não apenas pela beleza mas faz falta pelo carisma e os anos de escola mas acho que se caiu foi porque faltou organização dos poderosos,se a Thalia desfilasse cairia do mesmo jeito,o Marcos Pasquim e a Suzana Pires coitados,sairam na escola e não tiveram sorte,primeiro carnaval deles namorando,apareceram juntos,enfrentaram ameaças de morte de uma ”fã louca”do Pasquim mas não valeu o sacrifício,que zica…precisam tomar banho de sal grosso,que olho gordo hein!!!

  20. 20, fevereiro, 2010 em 00:36 | #20

    Agora é hora da comunidade se unir pois um Presidente não acaba com uma escola mais a comunidade derruba um Presidente ,pensem nisso, a Viradouro é muito grande.
    Abraços a acomunidade.

  21. Kleber Machado
    20, fevereiro, 2010 em 09:58 | #21

    Infelizmente a escola foi mal conduzida…mostrou um carnaval pobre demais, em todos os sentidos, o enredo não foi bem esplorado, os carros alegóricos sem brilho…enfim, ficou devendo um bom carnaval.A comunidade de Niterói e de São Gonçalo devem reavaliar se os dirigentes devem ser substituídos por profissionais mais criativos e que voltem a colocar a Escola em primeiro lugar em vez das vaidades pessoais de seus líderes.A Viradouro vai sair dessa situação! Vamos acreditar! Um abraço à comunidade niteroiense e a gonçalense.

  22. Lenise – Vitória/ES
    20, fevereiro, 2010 em 13:33 | #22

    Eu fiquei assustada quando vi o desfile da Viradouro (minha escola querida)! Estava irreconhecível! Pensei na hora que, por uma questão de justiça, deveria cair, independente até das notas dos jurados. Fico vendo os comentários sobre o Presidente, mas o pior é que ele foi eleito por todo mundo! Lembram quando a Luma quis ser candidata? Quase todo mundo a criticou e se colocou a favor do atual Presidente: Mestre Çiça, Nego (que disse que era irmão dele), Juliana Paes, Ana Paula e Robson, etc. Até a viúva do Monassa o apoiou! Ou seja, como foi a comunidade que botou ele lá, agora é responsabilidade da comunidade tirar ele de lá e escolher direito, com seriedade, um bom presidente! E, é claro, exigir um carnavalesco de verdade! Que ninguém se iluda, vai ser bem difícil voltar pro Grupo Especial, mas vamos trabalhar e dar a volta por cima!

  23. Zeidon
    21, fevereiro, 2010 em 16:17 | #23

    Lenise, Ana Paula e Robson continuam na escola, mais acho que como a Viradouro caiu para a LESGA, eles acham logo uma vaguinha no especial, como fizeram quando o Império Serrano, caiu em 2007.

  24. luizbraga
    22, fevereiro, 2010 em 00:12 | #24

    Viradouro voltará ao grupo especial em 2012. como? com essa presidencia e carnavalesco? será? olha que o negócio lá no grupo de acesso e super acirrado!!! se não houver mudanças já será inpossivel.

  25. Gustavo
    28, fevereiro, 2010 em 14:56 | #25

    CADÊ A MINHA ESCOLA DE ANTIGAMENTE??? CADÊ TODAS AQUELAS PESSOAS QUE ILUMINAVAM O CARNAVAL DA CIDADE SORRISO??? TOTAL DESCEPÇÃO COM ESSE ROUBO E DESCASO COM A POPULAÇÃO NITEROENSE!!!! FORA MARCO LIRA!!!!!!!!! NÃO QUERO TE VER NEM PINTADO DE OURO NA MINHA FRENTE!!!!!!!!!

  26. line
    21, março, 2010 em 01:39 | #26

    Uma pena ter caídoo! GRANDE ESCOLA ,sempre veio brilhante com samba enredo empolgante bateria nota 10? e esse ano cade tudo isso? espero que a comunidade de niteroi se imponha e traga de novo a nossa viradouro! sou de brasilia e fã da viradouro desde a epoca do monassa e dominguinhos!torço por vcs!
    =*

  27. andre costa de carlos
    15, abril, 2010 em 20:40 | #27

    moro em americana sp sempre fui apaixonado pelo carnaval da viradouro! o rebaixamento me deixou muito trite! espero que volte logo! com outro carnavalesco e outro presidente!espero um dia desfilar ai!

  28. 18, abril, 2010 em 22:33 | #28

    Sou de Niterói e amo a viradouro ja desfilo na escola des de 97 e os caranavai da viradouro do ano pasado pra cá nao sao os mesmos marco lira roba o dinheiro da escola pra ele gente enquanto ese cara nao sai minha escola ta acabada , eu fico com pena do povo que trabalha meses e meses e nao serem recompensados, olha ese ano de 2010 levei minha familha todinha para desfila na viradouro e tivemos essa decebisao com nossas notas , ninguem merece só uma nota 10 , gente digo e repito o problema da Unidos do Viradouro nao foi o carnaval foi o pesimo presidente que ela tem que nao tem casique pra botar nosa escola nos echos FORRA MARACO LIRA !!!

  29. jackson m. espindola
    30, setembro, 2010 em 12:20 | #29

    a viradouro esse ano nao mostrou muita garra mas o enredo estava bonito so q o desenvolvimento da escola nao estava bonito

  1. Nenhum trackback ainda.